Expresso ABC

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar
Atualizado em: 24 de novembro de 2014

Projeto: vai operar em um trecho de 25,2 km, ligando a região da Luz, no centro da capital paulista, aos municípios de São Caetano, Santo André e Mauá.

Obras nas estações: para isso, as estações Brás, São Caetano, Santo André e Mauá passarão por obras visando o dimensionamento da capacidade de atendimento de usuários para atender compartilhadamente os trens do Expresso ABC e da Linha 10 - Turquesa.

Investimento: na ordem de R$ 1,5 bilhão, incluindo obras civis e a aquisição de 11 trens novos.

Status: a CPTM informa que as obras deverão ter início a partir da conclusão dos projetos básico e executivo das estações, ainda sem previsão.

Liberação do uso da faixa: CPTM Juntamente com a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, ainda mantém entendimento com a Secretaria do Patrimônio da União e a ANTT (Associação Nacional dos Transportes Terrestres) para equacionar o uso da faixa ferroviária para implantação desse projeto.

Estudo e definição da modelagem: em 2011, o Expresso ABC obteve aprovação preliminar no Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas (PPP’s), que autorizou o aprofundamento dos estudos e definição de modelagem para que o projeto seja submetido à aprovação final do conselho gestor.

MIP: a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) esclarece que continua desenvolvendo os estudos para esse projeto, que serão considerados para a MIP dos trens regionais, caso esta venha a se consolidar.

Obs da CPTM: os prazos acima serão cumpridos desde que todas as etapas transcorram normalmente, sem entraves burocráticos ou jurídicos.



Abc2012.jpg


Ver também

Links externos