Linha 12 - Safira

De Infogov São Paulo
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Atualizado em: 17 de novembro de 2014
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Características Com 38,8 km de extensão entre Brás e Calmon Viana (Poá), atende três municípios (Capital, Poá e Itaquaquecetuba). Possui 13 estações (Brás, Tatuapé, Engº Goulart, USP Leste, Comendador Ermelino, São Miguel, Jd. Helena-Vila Mara, Itaim Paulista, Jd. Romano, Engº Manoel Feio, Itaquaquecetuba, Aracaré, Calmon Viana).
Média de passageiros transportados 220 mil/dia útil.
Investimentos realizados em 2011/2014
  • Investimento realizado em 2011: R$ 57 milhões
  • Investimento realizado em 2012: R$ 46,7 milhões
  • Investimento realizado em 2013: R$ 30,6 milhões
  • Investimento previsto para 2014: R$ 50,6 milhões
Plano de Mobilidade Urbana No dia 25 de outubro de 2013, os governos do Estado e Federal firmaram o Plano de Mobilidade Urbana. Serão investidos 5,4 bilhões na construção de trilhos e estações metroferroviárias. Para a CPTM foram contempladas obras da Linha 13 - Jade (R$ 250 milhões), a extensão da Linha 9 - Esmeralda até varginha (R$ 500 milhões) e modernização de 18 estações da CPTM, além da construção da estação de União de Vila Nova, na Linha 12 - Safira (R$ 590 milhões)
Modernização das 18 estações Na Linha 7 - Rubi (Botujuru, Caieiras, Baltazar Fidélis, Campo Limpo Paulista, Pirituba, Perus e Várzea Paulista), na Linha 10 - Turquesa (Guapituba, Ribeirão Pires, Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino e Rio Grande da Serra), na Linha 11-Coral (Antonio Gianetti Neto, Estudantes e Mogi das Cruzes) e na Linha 12 - Safira (Itaquaquecetuba e Engenheiro Manoel Feio).
Suprimento de energia A licitação para expansão e recapacitação das subestações de energia das 6 linhas da CPTM foi concluída, e está dividida em três lotes.O Consórcio Linhas Leste, composto pelas empresas Siemens e MPE – Montagens e Projetos Especiais, venceu o certame e executará o trabalho nas linhas 11-Coral e 12-Safira
  • Lote 1, no valor de R$ 105 milhões, irá beneficiar as linhas 11-Coral e 12-Safira.
Cartão BOM Todas as estações da Linha 12 - Safira estão integradas com o Cartão BOM.
Obras Concluídas
  • Reconstrução da estação São Miguel Paulista: Início de operação comercial: 29 de julho parcialmente e 5 de agosto totalmente, pelas duas vias. Investimento: R$ 46 milhões. Estação provisória: não foi necessário implantá-la.
  • Construção do acesso norte da estação São Miguel Paulista: Em 10/setembro/13, foi contratada a Tecla Construções Ltda. p/ construção do acesso Norte. Valor: R$ 3,1 milhões. Entrega: outubro/14.
Obras em Andamento Reconstrução da Estação Engenheiro Goulart. Início das obras: 23/06/2014. Previsão de conclusão em 18 meses. Investimento: R$ 362,3 milhões. Essa estação ficará fechada e os usuários deverão utilizar a estação USP Leste. A CPTM disponibilizará, gratuitamente, ônibus exclusivos para o trajeto entre as estações Eng. Goulart e Usp Leste, durante o horário de operação dos trens, entre 4h e meia-noite. A interdição é necessária para a realização das obras de implantação da Linha 13 - Jade.
Obras em Planejamento Pré-qualificação das obras nas estações: as novas edificações terão plataformas cobertas, escadas rolantes e todos os itens de acessibilidade (elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas adequadas). Além de banheiros públicos comuns, também terá sanitários exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Outro item é a passarela de transposição à via férrea, em área não-paga, aberta 24 horas e iluminada.
  • União de Vila Nova: edital das obras Propostas recebidas em março/2014, assinatura de contrato prevista para este semestre, condicionada à liberação de recursos orçamentários do PAC para serem confirmados).Valor estimado: R$ 60 milhões.
  • Estação Itaquaquecetuba: pré-qualificação concluída, guardando liberação de recursos orçamentários do PAC para publicar edital de contratação de obras. Valor: R$ 35 milhões
  • Estação Manoel Feio: pré-qualificação concluída, aguardando liberação de recursos orçamentários do PAC para publicar edital de contratação de obras. Valor: R$ 30 milhões
  • Reconstrução da Estação Aracaré. a CPTM concluiu o projeto funcional e está preparando a documentação para início de licitação para contratação dos projetos básico e executivo. Edital esta previsto para ser publicado no 1º sem/15.
Obras para segregação de vias para trens e carga MRS Estão sendo realizadas obras em um trecho de 12 km na Linha 12 - Safira, entre as estações Manoel Feio e Suzano para segregação dos trens de carga. O convênio entre a CPTM e a MRS Logística S.A. foi assinado em 15 de outubro de 2010, com as condições de implantação da segregação das operações de transporte ferroviário de passageiros e cargas, no Projeto da Segregação Leste. AS obras são de responsabilidade da MRS. Não há prazo previsto.
Passarelas de acesso Entre 2011 e 2012 o Governo do Estado implantou 10 novas passarelas de acesso. Todas as novas travessias contam com itens de acessibilidade, iluminação, além de acessos por meio de rampas e escadas para transposição, em segurança, da via férrea. Passarelas já entregues: km 11, na Penha; km 25 entre São Miguel Paulista e Itaim; km 26 entre São Miguel Paulista e Itaim; km 31 entre São Miguel Paulista e Itaim; km 33 em Itaquaquecetuba; km 35 também em Itaquaquecetuba; kms 38 e 40 em Poá; kms 28 e 29 no trecho entre São Miguel Paulista e Itaim Paulista. O investimento total foi de R$ 20 milhões.
Integração Gratuita A partir do dia 22 de outubro de 2012, quem pagava R$ 3,00 para fazer a integração nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé da Linha 3-Vermelha do Metrô com as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM e vice-versa, faz a transferência gratuita em alguns horários. A nova medida proporciona economia e mais opções para a população que utiliza o transporte metroferroviário. Desde a implantação, 1,8 milhão de passageiros foram beneficiados com a medida

Mais de duas hora: a partir do dia 21 de janeiro de 2013, a integração gratuita entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé da Linha 3-Vermelha do Metrô, para as 11-Coral e 12-Safira da CPTM ganha duas hora a mais e vai das 10h às 17h nos dias úteis.

  • De segunda a sexta, o benefício vale das 10h às 17 h e também à noite, a partir das 20 h.
  • Aos sábados, a integração livre nas duas estações acontece a partir das 15 h
  • Nos domingos e feriados, a integração gratuita está liberada durante todo o dia.
Novos Trens para a CPTM Desde 2006, a CPTM comprou 105 trens; já foram entregues 104, sendo 38 pela gestão anterior (2007/2010) e 66 pelo governador Alckmin em 2011/2014.
Aquisição de Novos Trens Para reforçar a frota e chegar aos 132 trens previstos, o Governo de São Paulo autorizou, em 03 de agosto de 2012, iniciar a concorrência nacional para aquisição de 65 trens. Inicialmente estavam previstos 55, mas foi realizada uma audiência pública complementar em 14 de maio de 2012 (a primeira foi realizada em novembro de 2011), para a aquisição de 65 trens com 8 carros cada um (dez a mais do que o previsto inicialmente).

Sessão Pública: a Sessão Pública para a abertura do envelope “B” (documentos para habilitação) aconteceu no dia 20/06/2013. No dia 1º de agosto de 2013, foi assinado o contrato com a CAF, no lote de 35 trens e a no dia 09 de agosto assinou com a Huyndai / Iesa, no lote de 30 trens. Prazos: Os vencedores terão o prazo de 18 meses, a contar da data da ordem de serviço, para entregar o primeiro trem e 36 meses para o último. Propostas vencedoras:

  • Lote 1 (30 trens) ganho pelo consórcio Huyndai / Iesa. Valor Orçado: R$ 904.417.199,28. Valor Ofertado: R$ 1.193.096.999,03 – Consorcio CAF / ALSTON
  • Lote 2 (35 trens) ganho pela CAF. Valor Orçado: R$ 1.047.975.484,88.Valor Ofertado: R$ 1.011.478.243,33 – CAF Brasil
Características dos 65 trens As novas composições têm 170 metros de comprimento, estão equipadas com sistema de monitoramento por meio de câmeras instaladas no interior e na parte externa, ar condicionado e design interno diferenciado, com salões contínuos de passageiros (passagem livre entre os carros). Além disso, são acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e dotados de dispositivos para orientar usuários com deficiências auditiva (mapa dinâmico) e visual (áudio). Há também espaço reservado para cadeirantes.


Ver também

2017

  • 19/06/2017 - CPTM acelera obra de Estação que faz conexão com Aeroporto de Guarulhos

Em ritmo acelerado de construção, as obras da Estação Engenheiro Goulart, que fará a interligação das Linhas 13-Jade, de ligação com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, e Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana), recebeu nesta segunda-feira (19) a visita do governador Geraldo Alckmin.

Acompanhado do secretário de Estado de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pellissioni, e do presidente da CPTM, Paulo Magalhães, o governador foi conferir pessoalmente como estão os trabalhos de reconstrução da Engenheiro Goulart, que deverá ser entregue este ano. “A estação foi praticamente demolida e será inaugurada com 15 mil metros quadrados de área construída, 30 vezes maior, com acessibilidade”, disse Alckmin.

A Engenheiro Goulart está desativada desde junho de 2014, quando foi fechada para as obras de reconstrução e adaptação para receber as estações. A estação da CPTM deve entrar em operação este ano, para receber os usuários da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana).

“Temos uma passarela sobre a linha do trem até o Parque Ecológico do Tietê, que recebe 30 mil pessoas nos finais de semana. A estação facilitará muito o acesso ao parque, que é gratuito e está muito bonito”, destacou o governador.

Em 2018, quando está prevista a entrega da Linha 13-Jade, a Estação Engenheiro Goulart também receberá os passageiros que utilizarão a ligação com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Orçada em R$ 2,2 bilhões, a Linha 13-Jade terá 12,2 km de extensão e será servida ainda pelas estações Guarulhos-Cecap e Aeroporto Guarulhos, em construção. Uma parte do trajeto, de 4,3 km, será feito em superfície e os outros 7,9 Km em via elevada.


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