Linha 3 - Vermelha

De Infogov São Paulo
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Atualizado em: 08 de dezembro de 2014
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Extensão 22 km. 18 estações - Palmeiras-Barra Funda, Marechal Deodoro, Santa Cecília, República, Anhangabaú, Sé, Pedro II, Brás, Tatuapé, Carrão, Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca, Arthur Alvim, Corinthians-Itaquera.
Média de passageiros por dia 1,4 milhão passageiros por dia.
Novo horário de funcionamento No dia 29 de julho de 2014, os secretários de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, e dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente do Metrô, Luiz Antonio Carvalho Pacheco se reuniram com o presidente do Corinthians, Mario Gobbi, e o ex-presidente Andrés Sanchez para discutir a questão da mobilidade dos torcedores que frequentam a Arena Corinthians. Foi definido que, excepcionalmente para os jogos que começarem às 22h nos dias de semana, as estações Itaquera e Artur Alvim fecharão às 00h30min (com integração garantida), tempo mais que suficiente para o deslocamento dos torcedores. Além disso, a CPTM já conta com um trem que passa às 00h50min em Itaquera com destino às estações Tatuapé, Brás e Luz. O horário de fechamento do metrô às 00h30 também será adotado em outras estações localizadas próximas a estádios.
Número de conexões Cinco conexões. Com as linhas 7 - Rubi e 8 - Diamante da CPTM na estação Palmeiras-Barra Funda. Com a Linha 1 - Azul do Metrô na estação Sé. Com as linhas 10 - Turquesa, 11 - Coral e 12 - Safira da CPTM na estação Brás.
Histórico A construção começou em 1972; em 10 de março 1979 foi inaugurado o primeiro trecho, entre as estações Sé e Brás.
Cronologia
  • 10 de março de 1979: inauguração do trecho Sé - Brás
  • 23 de agosto de 1980: inauguração do trecho Brás - Bresser (atual Bresser-Mooca)
  • 15 de setembro de 1981: inauguração do trecho Bresser - Belém
  • 15 de novembro de 1981: inauguração do trecho Belém - Tatuapé
  • 24 de abril de 1982: inauguração do trecho Sé - Santa Cecília
  • 26 de novembro de 1983: inauguração da estação Anhangabaú
  • 13 de novembro de 1986: inauguração do trecho Tatuapé – Penha
  • 27 de agosto de 1988: inauguração do trecho Penha - Vila Esperança (Atual Guilhermina-Esperança)
  • 17 de setembro de 1988: inauguração do trecho Guilhermina-Esperança - Artur Alvim
  • 01 de outubro de 1988: inauguração do trecho Artur Alvim - Corinthians-Itaquera
  • 17 de dezembro de 1988: inauguração do trecho Santa Cecília - Barra Funda (atual Palmeiras-Barra Funda)
Integração Gratuita A partir do dia 22 de outubro de 2012, quem pagava R$ 3,00 para fazer a integração nas estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé da Linha 3-Vermelha do Metrô com as linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM e vice-versa, faz a transferência gratuita em alguns horários. A nova medida proporciona economia e mais opções para a população que utiliza o transporte metroferroviário. Desde a implantação, 1,8 milhão de passageiros foram beneficiados com a medida

Mais de duas hora: a partir do dia 21 de janeiro de 2013, a integração gratuita entre as estações Corinthians-Itaquera e Tatuapé da Linha 3-Vermelha do Metrô, para as 11-Coral e 12-Safira da CPTM ganha duas hora a mais e vai das 10h às 17h nos dias úteis.

  • De segunda a sexta, o benefício vale das 10h às 17 h e também à noite, a partir das 20 h.
  • Aos sábados, a integração livre nas duas estações acontece a partir das 15 h
  • Nos domingos e feriados, a integração gratuita está liberada durante todo o dia.
Redução do intervalo dos trens do Metrô Novo Modelo de Sinalização

Redução do intervalo dos trens do Metrô: está sendo implantado nas linhas do Metrô o CBTC (Communication-based Train Control). Trata-se do sistema mais moderno no mundo no setor de controle de tráfego de trens. A tecnologia permite o controle da distância, velocidade e quantidade de freios a serem aplicados a cada trem para que se obtenha o máximo de desempenho operacional e o menor intervalo entre trens em operação com total segurança. Um bom exemplo serão os trens da Linha 3 - Vermelha do Metrô, que poderão circular a cada 82 segundos no pico, a maior frequência entre os metrôs em todo o mundo, permitindo aumentar em cerca de 20% sua capacidade de transporte.

Funcionamento: o novo sistema de controle de sinalização do metrô começou a funcionar em 25 de agosto de 2013, em toda a linha 2-Verde. O modelo promete reduzir em 20% o tempo de espera dos passageiros nas estações da linha – que tem 14,7 Km de extensão – com a redução no intervalo entre os trens, que hoje é de 2,6 minutos em média.

O CBTC (Comunication-Based Train Control) já vinha funcionando, aos domingos, em um trecho de 2,9 Km na linha verde, entre as estações Vila Prudente e Sacomã, desde janeiro de 2013. Segundo o Metrô, o modelo vai continuar funcionando aos domingos e, dependendo do desempenho apresentado, a operação será estendida para os dias da semana. Com o CBTC, o Metrô espera reduzir a superlotação nas estações da linha 2-Verde, que teve, em 2012, média de ocupação de 5,7 passageiros por metro quadrado no horário de pico da tarde.parte

Nas linhas 1 – Azul e 3 – Vermelha esse sistema está em implantação. A Linha 4 - Amarela já utiliza dos sistemas de sinalização CBTC.

Trens novos e reformados Condição dos 98 trens das frotas originais das linhas 1- Azul e 3- Vermelha queestão sendo modernizados ou já foram modernizados: 4 trens em modernização nas fábricas; 14 trens em testes; 47 trens liberados para operação comercial; (As demais composições ainda não estão no processo)


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