Notas oficiais - APAE 20131709

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

VINHETA: Conversa Com o Governador.

LOCUTOR: Começa agora mais uma edição do programa Conversa Com o Governador. O nosso encontro de todas as semanas com o governador Geraldo Alckmin. Governador, está tudo bem com o senhor? Passou bem a semana governador?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Bem, graças a Deus.

LOCUTOR: Governador, foram comprados mais de 260 veículos escolares para as Apaes. É uma iniciativa importante essa do governo, não é verdade?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Exatamente. Um grande reforço com a nossa parceria com as Apaes, que trabalham, que lutam muito para dar qualidade de vida, educação e saúde, para as nossas crianças, jovens e até mesmo adultos com deficiência, além de ser um grande apoio às famílias, pois muitas não têm como transportar os seus filhos. Nós estamos entregando 269 veículos para as Apaes utilizar no transporte dos seus alunos, em 246 cidades do estado de São Paulo. No dia a dia vão servir para as atividades escolares, passeios, veículos adaptados para pessoas com deficiência; com elevador, que facilitam o deslocamento. As Apaes elas escolhem se querem micro-ônibus ou ônibus, e são veículos 0 quilômetros, com toda acessibilidade, adaptados para transportar com segurança todos os nossos estudantes que as Apaes atendem, veículos com 10, 15 ou 22 lugares. Então um grande avanço em termos de mobilidade, o que é fundamental para os nossos alunos, jovens e até adultos da Apae.

LOCUTOR: Governador, quantos alunos são atendidos pelas Apaes no estado? E esses veículos vão para todo o estado?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, as Apaes atendem cerca de 20 mil estudantes em todo o estado. Nós vamos entregar 269 veículos para 251 entidades, em cidades do interior e 18 aqui na capital e região metropolitana.

LOCUTOR: Governador, as escolas estaduais recebem crianças deficientes também? Ou só as escolas da APAE?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Não, as escolas estaduais regulares elas são inclusivas, ou seja, elas recebem sim alunos com deficiência de todos os tipos; visual, surdez e também deficiência intelectual. Hoje, estudando junto com os outros alunos, existem 60 mil crianças e jovens com deficiência em escolares regulares em São Paulo. Quando é preciso, eles são atendidos em salas adaptadas, acompanhados por educadores e por professores especializados em linguagens de sinais, por exemplo.

LOCUTOR: E quanto que o aluno com deficiência é encaminhado para uma Apae, governador?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Quando é constatado por médicos e funcionários da Secretaria da Educação que aquele aluno precisa de uma assistência de saúde constante e de apoio permanente. No caso, então, ele é encaminhado para as entidades conveniadas, que desenvolvem um trabalho com qualidade, muito amor, de grande importância. As Apaes contam com equipes multidisciplinares; pedagogos, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, psicólogo, professores especializados no desenvolvimento dos nossos estudantes com deficiência. O Governo do Estado e a Secretaria da Educação entendem e reconhecem a grande importância dos trabalhos das Apaes.

LOCUTOR: Governador, esse é um investimento importante que dá gosto do governo da questão da inclusão, não é verdade?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Exatamente. Neste ano, os convênios já realizados dentro do estado e entidades assistências educação especial representam o investimento de 110,5 milhões de reais. E agora, só para compra de veículos adaptados para os transportes dos alunos São Paulo vai investir mais 40 milhões. É a colaboração do Governo do Estado e a Secretaria da Educação ou com as Apaes, que faz um trabalho belíssimo, com amor às pessoas, trabalham com expertise, com equipes multiprofissionais, um trabalho muito bonito. As Apaes, para nós, são um grande exemplo de que na vida não basta viver, é necessário conviver e participar.

LOCUTOR: Muito bem. Governador, o programa desta semana chega ao final. Boa semana ao senhor, um bom trabalho e na semana que vem nova edição do programa “Conversa Com o Governador”. Muito obrigado, viu?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Muito obrigado. Boa semana a todos.

VINHETA: Programa Conversa Com o Governador.

Conversa com o Governador
201120122013201420152016201720182019

Ver também[editar]

Links externos[editar]