Notas oficiais - Pacientes reclamam de atendimento no Pérola Byington 20141103

De Infogov São Paulo
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Data: 11 de março de 2014

Órgão: Saúde

Veículo solicitante: TV Gazeta; SBT

Resumo:

Pacientes reclamam de atendimento no Pérola Byington.

Nota enviada:

O Hospital Pérola Byington esclarece que é completamente falsa a denúncia de que a equipe médica da unidade teria deixado uma paciente ir a óbito sem receber atendimento. A paciente em questão foi prontamente atendida pela equipe de enfermagem, assim que foi constatada parada cardiorrespiratória e durante 30 minutos foram realizadas manobras de reanimação cardíaca, mas infelizmente ela não resistiu e foi a óbito. A conduta adotada seguiu todos os protocolos clínicos previstos em literatura médica para casos de parada cardiorrespiratória. O episódio relatado pelo denunciante não corresponde à realidade do que de fato ocorreu.

Também é completamente falsa e absurda a informação de que a paciente Sildefina Jesus de Lima estaria há dois dias sem receber alimentação. Ela deu entrada no último sábado, 8 de março, com suspeita de câncer pélvico e, em razão de seu quadro clínico, passou a receber alimentação assistida, ou seja, por meio de seringa ou colher em horários específicos e pré-determinados pela equipe médica. No domingo, durante o dia, a paciente continuou a receber alimentação assistida e à noite, como apresentou dificuldade na ingestão, passou a receber alimentação por meio de sonda.

Em relação ao caso da paciente Shirlei Maria de Lima, a unidade esclarece que ela já realizou os exames necessários para que possa ser encaminhada ao Instituto do Câncer e dar início ao tratamento. A paciente receberá alta da unidade, uma vez que o exame realizado não constatou trombose.

Notas oficiais
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