Notas oficiais - Tumulto no CEAGESP 20141403

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Data: 14 de fevereiro de 2014

Órgão: Segurança Pública

Veículo solicitante: Diversos

Resumo:

Jornalistas pedem informações sobre tumulto que aconteceu no CEAGESP e questionam demora na chegada da Polícia Militar.

Nota enviada:

A Polícia Militar atendeu nesta data ocorrência de manifestação e desordem no interior do CEAGESP, por volta das 11 horas. As primeiras viaturas presentes, com a presença de um Oficial, deram conta de aproximadamente 300 manifestantes no local, cujo motivo principal da insatisfação seria o início da cobrança de estacionamento dos usuários daquele Centro.

Momentos após a chegada das viaturas territoriais, cerca de 5 guarnições, eclodiu de forma repentina, por parte de alguns manifestantes, ações de vandalismo generalizado nas cabines de controle do estacionamento, atos incendiários diversos, depredações, provocando pânico generalizado entre manifestantes e usuários do Centro.

Naquele momento, a desproporção numérica acentuada entre manifestantes e policiais militares das radiopatrulhas (cerca de 10) que ali se encontravam, aliado ao fato dos mesmos estarem portando somente armas letais, decidiu-se de momento, pela não intervenção direta com os manifestantes, visando à proteção das inúmeras pessoas que lá se encontravam.

Ato contínuo foi acionado um helicóptero do Grupamento de Rádio Patrulha Aérea da PM e a tropa de choque alertada para iminente emprego. O sobrevoo da aeronave evidenciou a necessidade da Polícia Militar empregar de forma célere e sistêmica, um aporte de recursos adequados para o reestabelecimento da ordem pública.

Quatro pelotões, oriundos do 2° e 3° Batalhões de Choque, deslocaram-se em caráter de emergência em direção ao CEAGESP, enfrentando porém, enorme dificuldade de cumprir o trajeto em curto tempo em razão da morosidade das vias principais de acesso ao CEAGESP, até por conta, da fila de caminhões que se formavam em razão do impedimento do acesso.

Com a chegada do efetivo em número adequado e preparado para as ações de CDC (Controle de Distúrbios Civis) foi possível o ingresso e ocupação das áreas internas, causando a dispersão imediata dos manifestantes, interrompendo as ações de vandalismo, permitindo inclusive, o acesso seguro dos bombeiros para iniciar a extinção dos focos de incêndios existentes.

Notas oficiais
201120122013201420152016201720182019