Região Metropolitana da Baixada Santista - RMBS

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar
Atualizado em: 18 de junho de 2012
Ver também.jpg Ver também: Região de Santos

Criação: 1996

Características Demográficas: a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) foi a primeira região metropolitana sem a participação de capital de estado criada no Brasil. A região caracteriza-se pela grande diversidade de funções presentes nos municípios que a compõem.

PIB: em 2008, o Produto Interno Bruto (PIB) da região chegou a R$ 41 bilhões, com uma participação de 4% no PIB do Estado.

Principais atividades: além de contar com o Parque Industrial de Cubatão e o Complexo Portuário de Santos, a RMBS desempenha funções de destaque no estado, com atividades industriais e de turismo, e outras de abrangência regional, como as relativas aos comércios atacadista e varejista, ao atendimento à saúde, educação, transporte e sistema financeiro. Além disso, a região possui uma grande variedade de atividades de suporte ao comércio de exportação, originadas pelas operações no complexo portuário.

Nove municípios fazem parte da Região Metropolitana da Baixada Santista: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.

Ver também

Links externos