Se liga na rede

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar
Atualizado em: 05 de março de 2013


Quando começou: 2011

O que é: o programa vai custear as obras dentro dos imóveis para que famílias de baixa renda no Estado se conectem à rede de esgoto.

Parcerias: com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo)

Investimento: a iniciativa conta com 80% de recursos do Governo de São Paulo e 20% de verba da Sabesp. O investimento total é de R$ 349,5 milhões ao longo de oito anos.

Benefícios: ao todo, serão realizadas aproximadamente 192 mil novas conexões, com benefícios para cerca de 800 mil pessoas.

Obras: o Programa vai realizar obras em imóveis particulares para que famílias de baixa renda sejam conectadas à rede de esgoto. Uma vez conectadas, as residências deixam de lançar esgoto doméstico in natura nos mananciais.

Objetivo: a iniciativa é complementar aos demais programas de saneamento executados no Estado e ajudará a despoluir rios e córregos, incluindo o rio Tietê.

Custo médio de uma ligação: o custo médio de uma ligação à rede coletora é de R$ 1.820.

Família beneficiadas: famílias com renda familiar de até três salários mínimos terão a ligação paga. A medida será adotada nos imóveis que já tenham a rede coletora instalada na rua.

Previsão: a estimativa é a de que sejam implantadas 76,8 mil conexões na Região Metropolitana de São Paulo, 30 mil na Baixada Santista, 5,6 mil na Região de Campinas e 79,3 mil nos demais municípios do interior do Estado.

Status: desde o final de 2012, o trabalho está sendo feito na região do Grajaú, extremo sul da Capital. O resultado tem sido excelente, com mais de 90% de adesão. A interface com o cliente é feita por moradoras contratadas pela Sabesp - as Agentes Se Liga. Na zona sul de São Paulo serão feitas 7.000 ligações. O programa será estendido a outras regiões da Capital, mas o foco principal é a área de mananciais. A fiscalização e punição sobre os imóveis para verificar se eles estão ligados às rede coletora é responsabilidade da administração municipal.

Ver também

Links externos