Transportes Metropolitanos
Secretaria dos Transportes Metropolitanos | |
Secretário | |
---|---|
Telefone | 3291-7800 |
Celular | |
fale@stm.sp.gov.br | |
Secretário Executivo | |
Telefone | |
Celular | |
Chefe de Gabinete | |
Telefone | |
Celular | |
Assessor de Imprensa | |
Telefone | 3291-2854 |
Celular | 96510-5671 |
carlosasilva@sp.gov.br | |
Assessor de Imprensa | |
Telefone | 3291-2930 |
Celular | 98088-7979 |
adriana.alves@sp.gov.br | |
Assessor de Imprensa | |
Telefone | |
Celular | |
Índice
História
A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos – STM criada pela Lei Estadual nº 7.450, de 16 de julho de 1991 e organizada pelo Decreto Estadual nº 34.184, de 18 de novembro de 1991.
Estão vinculadas à STM a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos - EMTU/SP e a Companhia do Metropolitano de São Paulo - METRÔ. Desde 1º de janeiro de 2011, a Estrada de Ferro Campos do Jordão - EFCJ foi integrada à STM, por meio do Decreto Estadual nº 56.635.
Além do sistema metroferroviário, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, por meio da EMTU, é responsável pela infraestrutura de transporte urbano metropolitano de passageiros nas seis regiões metropolitanas do Estado de São Paulo: São Paulo (RMSP), Baixada Santista (RMBS), Campinas (RMC), Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN), Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP).
Ações Estratégicas
PITU - PLANO INTEGRADO DE TRANSPORTES URBANOS
- O QUE É ?
Os programas de expansão dos transportes metropolitanos fundamentam-se no processo permanente de planejamento realizado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos - STM através dos Planos Integrados de Transporte Urbano – PITU e de outros estudos e projetos associados.
O objetivo do planejamento estratégico de transportes públicos é desenvolver programas de implantação, expansão ou modernização do sistema de transporte metropolitano que atendam adequadamente as necessidades da população quanto a sua mobilidade, desenvolvimento socioeconômico e qualidade de vida.
O planejamento de transportes deve considerar não só a expansão da oferta, mas também, a gestão da demanda. Isso é possível por mecanismos de uso do solo e outras variáveis, presentes e futuras, de modo a atender as necessidades de viagens para a mobilidade das pessoas e a movimentação de bens, em níveis de serviço aceitáveis e compatíveis com os recursos financeiros existentes, considerando as políticas públicas para o setor nas regiões e no País.
Um dos instrumentos para aferir a mobilidade urbana nas Regiões Metropolitanas é a Pesquisa Origem e Destino (Pesquisa OD).
Órgãos Vinculados
Empresas
- CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)
- Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo)
- EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo)
- Estrada de Ferro Campos do Jordão
- CMCP - Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões
Programas e Ações
- Bilhetes, cartões e tarifas - EMTU
- Bicicletários - Metrô/CPTM/EMTU
- Bilhetes, cartões e tarifas - Metrô/CPTM/EMTU
- Estacionamentos E-fácil - Metrô/CPTM
- Expresso Turístico
- Ciclovias
- Ciclopassarela