Trem Regional São Paulo - Santos

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Trem Regional São Paulo - Santos - Em Projeto

Atualizado em: 28 de maio de 2014
Características Desenvolve-se ao longo da Linha 10 - Turquesa até a estação ABC e após segue por túnel até a as proximidades da estação São Vicente. Após segue em trechos em superfície e elevados até a estação Santos, que estará localizada no bairro do Valongo.
Estações Santos, São Vicente, ABC (mun. de Santo André) e São Carlos (mun. São Paulo)
Custos de implantação Os investimentos estimados para a ligação da capital com Santos estão em torno de R$ 10 bilhões
Status: O projeto funcional foi desenvolvido pelo Consórcio SP (Sistran/Prime). O trabalho desenvolvido foi preliminarmente apresentado e orientado pela CETESB, com destaque à qualificação das informações e encaminhamentos, de forma a procedermos sequentes estudos ambientais no processo de licenciamento deste projeto.
Próximo passo A CPTM aguarda orientações da Secretaria do Planejamento, coordenadora da MIP dos trens regionais. Caso se concretize a MIP, os projetos básico e executivo serão desenvolvidos pela iniciativa privada.
Tempo de viagem estimado 35 minutos, atendendo em duas estações intermediárias (ABC e São Vicente), chegando na estação Santos, na região do Valongo, sempre associado e respeitando os projetos das prefeituras onde serão implantadas as estações.
Trens Regionais A implantação do serviço de trens regionais ligando a capital paulista e os municípios de Jundiaí, Santos e Sorocaba têm o objetivo de resgatar as ligações ferroviárias com novos padrões de desempenho e qualidade. Para implantação desses serviços ferroviários, já foram contratadas empresas para desenvolverem os projetos funcionais.

Fonte: Coordenadora Assessoria de Imprensa, Márcia Borges

Ver também

Links externos