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Nova Marginal Tietê


- Descrição

Construção de seis novas faixas na Marginal Tietê, com 46 km de extensão (23 km em cada sentido). Também serão construídas quatro novas pontes e três viadutos. Algumas pontes já existentes terão prolongamentos.

- Principais fatos

As obras da Nova Marginal Tietê, em conjunto com o Rodoanel e a Expansão do Metrô, fazem parte de um grande esforço do Governo do Estado para melhorar o trânsito na cidade de São Paulo.

As obras vão reduzir os congestionamentos, o tempo das viagens, o desperdício de combustível, os custos de manutenção das vias e dos veículos, além dos acidentes e dos níveis de poluição do ar.

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- Objetivos, metas e principais benefícios

Com as obras, o tempo das viagens pela Marginal vai cair cerca de 35%. Uma travessia que hoje leva 60 minutos poderá ser feita em 40 minutos, por exemplo.

- Valor do investimento

Total de R$ 1,3 bilhão em investimentos do governo do Estado e das concessionárias que administram as rodovias Anhanguera/ Bandeirantes (AutoBan) e Ayrton Senna (Ecopistas). - Prazos

Novas pistas: até março de 2010

Complexos viários: até outubro de 2010

- População beneficiada

Esse conjunto de obras trará grandes benefícios para toda a população da Capital e também do Interior do Estado, que utiliza a marginal para acessar as rodovias que cruzam São Paulo.

- Parceiros

Concessionárias que administram as rodovias Anhanguera/ Bandeirantes (AutoBan) e Ayrton Senna (Ecopistas).

- Características das obras / Como funciona?

Duas novas pistas de 23 km de extensão, com três faixas em cada sentido

Quatro novas pontes, três viadutos e prolongamento de pontes existentes:

Complexo Tamanduateí: duas novas pontes e um novo viaduto. Nova ligação da avenida do Estado com a zona norte e o parque Anhembi Complexo Bandeiras/Cruzeiro do Sul: nova ponte na ligação com a av. Cruzeiro do Sul e novo viaduto na ligação da av. Santos Dumont com a Marginal, sentido Penha Complexo Tatuapé: Nova ponte e novos viadutos na ligação com a av. Salim Farah Maluf

Meio Ambiente: das quase 5 mil árvores que a Marginal tinha, serão retiradas pouco mais de 10%, das quais pouquíssimas nativas. E como compensação, serão plantadas, no total, mais de 150 mil árvores, muitas já no Parque Várzeas do Tietê. No fim, o número de árvores nos canteiros da via expressa será dobrado.

- Status

Em andamento

- Dados gerais A Dersa, em conjunto com a CET, vai colocar em prática um plano de monitoramento e desvios para minimizar os impactos no trânsito durante a obra.

Criação de 2 mil empregos diretos e 6 mil indiretos.


- Histórico

A Marginal hoje:

1,2 milhão de viagens por dia útil – corredor viário com maior volume de tráfego do Brasil 25% do congestionamento da cidade 30 km de filas em média no horário de pico [links]

- Em sites do governo

www.novamarginal.sp.gov.br

www.dersa.sp.gov.br - Na mídia

- Ver também

www.ecopistas.com.br

www.autoban.com.br

- Referências

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- Logo

- Nome: Nova Marginal Tietê

- Valor do investimento: R$ 1,3 bilhão

- Prazos: novas pistas até março de 2010. Novas pontes até outubro de 2010.

- Metas: diminuir em 35% o tempo médio das viagens na Marginal Tietê.

- População beneficiada: toda a população da capital e também quem vem do interior e utiliza a Marginal Tietê.

- Responsável: Secretaria de Transportes / Dersa

- Principais parceiros: CCR AutoBan e Autopistas