Coletiva-Entrega de 4 trens da série 8000 à Linha 8-Diamante-20120602

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva da Entrega de 4 trens da série 8000 à Linha 8-Diamante

Local: Capital - Data: 06/02/2012

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, dizer da alegria de hoje nós entregarmos mais quatro trens novos da série 8.000, e com salão contínuo. São 170 metros de trem, quase dois quarteirões praticamente. E o salão contínuo, ele traz mais segurança, que as pessoas podem ver todos os salões, acomoda melhor os nossos usuários, que a pessoa pode passar de um carro para outro com o trem andando, mais conforto, ar-condicionado em todos os vagões, ar condicionado, sistema de frenagem moderno, mais torque, mais motorização, passa de 33% para 50% de motorização, acessibilidade para as pessoas com deficiência. E nós estamos entregando hoje quatro trens, 32 vagões, 32 carros; a semana que vem mais, um. Então serão cinco trens, e ainda este ano mais 31, ou seja, 36 trens, o que vai dar 288 vagões novos, carros novos. Não é reformado, é novinho, 0 km, ar-condicionado, acessibilidade, câmeras internas, anterior, posterior, mais segurança, motorização, frenagem, e o salão contínuo. Que é muito agradável. Mais agradável ainda a viagem.


REPÓRTER: [ininteligível].


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: É. Aliás, um outro aspecto importante: todos esses três vão para Linha 8, que é a linha Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi. E essa linha vai ganhar mais 6,5 km, ela vai até Amador Bueno. Então, ela está parada em Itapevi, nós teremos mais 6,5 km de ferrovia, mais três estações, e ficará pronto até o final deste ano. As estações estão sendo reformadas, modernizadas, algumas até são quase novas estações. E a próxima a ser entregue vai ser Osasco. E, também, nós teremos esse trem novo, salão contínuo, para o Expresso Leste. O Expresso Leste é Luz, Brás, Itaquera, Guaianazes, ele vai até Suzano. Então, nós teremos também, no Expresso Leste, esse tipo de trem novo e salão contínuo.


REPÓRTER: Esse trem, governador, já ajuda na redução da espera na plataforma, a redução do tempo?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Ele ajuda porque à medida que você coloca mais trem e diminui o intervalo entre os trens, a sua capacidade de transporte é muito maior. O que a gente tem observado é que você coloca mais trem, mais qualidade, e puxa mais demanda. O que é natural, quer dizer, nós saímos de 700 mil passageiros/dia, hoje, 2,7 milhões passageiros/dia. A população gosta, precisa do trem. Mas eu não tenho dúvida, essa é uma melhora contínua que nós vamos ter.


REPÓRTER: Governador, sobre um outro assunto, sobre a ação policial lá no Pinheirinho. O Ministério Público retificou a denúncia do senador Eduardo Suplicy afirmando que aquela denúncia de estupro não foi dentro da reintegração, mas, sim, em uma ação para o lado de fora. Isso muda alguma coisa nas investigações da PM, como estão essas investigações?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, a investigação será feita, será feita rapidamente. Não foi no local, não foi no dia da reintegração, mas será apurada com o absoluto rigor. Tem um café aí.


REPÓRTER: Obrigado.


REPÓRTER: Governador, sobre a [ininteligível].


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Foi 3,5%?


ORADOR NÃO IDENTIFICADO: 3,45. Menos de 3,5.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, o reajuste da tarifa foi 3,45%. A inflação foi 6% pelo IPC, foi 6,5% pelo IPA, e o reajuste foi 3,45% para poder manter o serviço em bom funcionamento. E no período daquele horário do...


REPÓRTER: Do madrugador.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Do madrugador, não teve nenhum reajuste. Então, nós procuramos fazer um reajuste menor que a inflação, para não onerar a população, o mínimo necessário para manter o sistema funcionando bem, quase metade da inflação dos últimos 12 meses, e ainda não houve reajuste no caso do madrugador.


REPÓRTER: Obrigado, senhor governador.