Coletiva - Ampliação do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia - 20123011

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Ampliação do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia

Local: Capital - Data: 30/11/2012

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Dentro do Programa, São Paulo o Estado Amigo do Idoso, nós temos o Centro de Referência dos Idosos para a Zona Leste, aqui em São Miguel Paulista, o CRI: consultas médicas, odontológicas, próteses, toda a parte de exames; computação, salão de beleza, salão de baile, oficinas culturais. Mas ficou pequeno, porque é um afluxo muito grande aqui, de pessoas. Então, nós estamos comprando dois terrenos do lado para ampliar o Centro de Referencia dos Idosos, então nesse prédio do lado terá quadra poliesportiva dentro do Programa Melhor Idade Ativa, porque é muito importante ginástica, academia de ginástica, musculação, piscina aquecida, toda parte de fisiatria, fisioterapia, o salão de baile vai ser maior, porque está pequeno aqui o salão de baile, aliás, é o mais concorrido, né? O que o pessoal mais gosta, é o salão de baile. E em cima desse prédio terá as oficinas culturais, oficinas culturais e de programas de geração de renda, também para a população. Enfim um grande ganho para a Zona Leste e para melhor a idade, ampliando aqui com o Programa São Paulo o Estado amigo do Idoso.


REPÓRTER: Contratação de médicos, também?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Nós vamos dobrar o número de médicos. Aqui nós 16 médicos, nós vamos passar a ter 32 médicos. E com o novo plano de cargos e salários, nós não vamos perder mais médicos, porque o piso no estado de São Paulo para 20hs será R$ 6.000,00 e quem quiser trabalhar 40hs, que é tempo integral, não é nem 12 é R$ 14.000,00. E carreira: vai ter médico I, médico II, médico III, então isso vai... Nós vamos dobrar o número de médicos aqui no CRI: geriatria, cardiologia, ginecologia, enfim, as principais especialidades. E o mais importante, é essa visão holística da saúde, porque saúde não é só não ter doença, saúde é um estado de bem-estar: físico, psíquico e social.


REPÓRTER: Esse projeto vai ser passado esse ano na Assembleia, então a expectativa é essa?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: O projeto já está na Assembleia a dois meses da carreira do médico, nós mandamos na semana passada o pedido de urgência. Então, eu acho que a Assembleia deve... A Assembleia vai entrar em recesso no meio de dezembro, daqui duas semanas, eu acho que a Assembleia deve votar antes de entrar em recesso, então 15 dias. E aprovou na Assembleia, a vigência é automática, já imediatamente de todos os médicos, não é só da Secretária da Saúde. Nós temos médicos na Secretária de Saúde, Gestão, Segurança Pública, médico legista, de administração penitenciaria, Iamspe todo mundo entra no plano de cargos salários.


REPÓRTER: Quer dizer quem já está na carreira, vai ter o aumento?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Claro.


REPÓRTER: E quem ingressar?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Exatamente. Quem já está vai ter o aumento que é variável, mas tem casos que dobra, mais do que dobra. E quem está fora vai ter um grande estimulo pra entrar na carreira, fazer o concurso. Porque as organizações sociais, as O.S já pagam meio que valor de mercado, mas a administração direta, os hospitais, nós temos mais de 40 hospitais pela administração direta, ambulatórios e serviços como o CRI são médicos da própria administração do governo, não são contratos de gestão com as O.S, esses que nós estamos fazendo para eles, o plano de carreira e o piso.


REPÓRTER: Por falar em idoso, Itaquera comemora agora no dia 09, 326 anos juntamente com a Vila Matilde, 90 anos. E a gente gostaria de uma mensagem do senhor desses dois bairros queridos, da Zona Leste que vão sediar praticamente a Copa do Mundo.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Exatamente. Olha, primeiro, um abraço muito afetivo a toda a população de Itaquera e também de Vila Matilde, bairros tradicionais de São Paulo que tem a história de São Paulo, né, bairros extremamente tradicionais. Você lembrou bem, será Itaquera e a região aqui da Zona Leste a sede da abertura da Copa do Mundo, então nós vamos ter aqui uma grande melhoria urbana, aqui na região. Melhorando o sistema viário, melhorando tráfego, melhorando o trânsito, melhorando o sistema de metrô e de trem, então o nosso abraço muito afetivo a essa comunidade trabalhadora, pacífica, né, ordeira...


REPÓRTER: E santista.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Aí, aqui já...


REPÓRTER: Atrapalhou.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Já não é unanimidade, né, está dizendo comunidade santista. Eu não sei, eu acho que os corintianos devem ganhar dos santistas aqui, mas toda a comunidade: corintiana, são-paulina, palmeirense, santista, juventina, portuguesa deixar um grande abraço, aqui. Parabéns Itaquera, parabéns Vila Matilde.