Coletiva - Cerimônia de posse do diretor presidente do IPT e inauguração do Simulador Solar - 20122708

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva na Cerimônia de posse do diretor presidente do IPT e inauguração do Simulador Solar

Local: Capital - Data: 27/08/2012


REPÓRTER: ...representa investir aqui no IPT da forma que vocês estão investindo nessa área de ponta.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Olha, o IPT é uma instituição que nasceu com a Escola de Engenharia da Poli, tem 113 anos, é de 1898, 98 ou 99?


LOCUTOR NÃO IDENTIFICADO: 99.


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: 1899. Os engenheiros da Poli criaram um gabinete de resistência de materiais, o primeiro prédio de concreto armado em São Paulo é de 1908...


LOCUTOR NÃO IDENTIFICADO: 13, 1913


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: 1913. Não existia prédio de concreto armado em São Paulo e se converteu no maior Instituto de Pesquisas Tecnológicas do país, dos mais importantes da América Latina e avançando cada vez mais, hoje são inaugurados mais três laboratórios. Dois na área de energia renovável, especialmente na área de energia solar, então você vai para a construção civil, é muito importante para aquecimento de água, você fazer testes, avanços, parte Volta ou voltaica, enfim, para você ter mais avanço de energia renovável, especialmente energia solar. Quanto à eficiência da energia solar, certificação, pesquisas, avanços. E o outro laboratório na área de bionanomanufatura, biotecnologia, medicamentos, cosméticos, enfim, toda a área que envolve biologia, e nanomanufatura, que trabalha com partículas muito pequenas. Então esse é o DNA de São Paulo, está na vanguarda, da inovação, da pesquisa, do desenvolvimento tecnológico. É isso que vai garantir competitividade internacional, mais investimento, mais empresas, salários melhores e qualidade de vida melhor para a população. E está havendo uma troca de comando aqui, entre o Neymar e o Ganso (risos), então o João Fernando, que fez um belíssimo trabalho, e quero aqui também destacar o João Fernando, que dirigiu aqui o IPT, o Paulo Cunha, que presidiu o conselho orientador, nosso sempre governador Alberto Goldman, engenheiro da Poli, que foi também Secretário e fez um trabalho bonito aqui à época também do Governador Serra e assume a presidência do IPT o Professor Orlando (ininteligível), que é da casa, Professor Livre Docente da Escola de Engenharia da Poli, um craque, né, para poder avançar ainda mais.


REPÓRTER: E aproveitar a excelência do IPT, ainda mais agora junto à sociedade, à comunidade nas obras da parceria público/privada, isso alavanca ainda mais?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não há dúvida, o IPT ele tem um grande parceiro do desenvolvimento de São Paulo, seja na área da construção civil, seja na área das energias renováveis, petróleo e gás, indústria naval. Ele está muito ligado à questão industrial de São Paulo. Então você tem muita pesquisa, muito ensaio, muito avanço tecnológico de boas parcerias entre o Governo Federal também, CNPQ, FINEP, BNDES, Governo do Estado e iniciativa privada e agora com os parques tecnológicos, a presença do IPT, ter um instituto com essa expertise nos parques tecnológicos, faz uma diferença importante também.


REPÓRTER: Obrigada, governador.