Coletiva - Encontro com o prefeito de eleito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannuzio - 20120511

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Encontro com o prefeito de eleito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannuzio

Local: Capital - Data: 05/11/2012

REPÓRTER: Como foi esse encontro, governador?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Dizer da alegria de receber o prefeito eleito de Sorocaba, Pannunzio, o Antônio Carlos Pannunzio; desejei a ele muito sucesso, muito trabalho, muita saúde e muita confiança que nós temos de que ele fará um grande trabalho em Sorocaba. Pannunzio tem experiência, conhece os desafios de Sorocaba, formador de equipe e vai fazer grande trabalho. Sorocaba é uma das maiores cidades brasileiras e tenho certeza de que terá um grande prefeito, como foi também o Vitor Lippi nesses oito anos, Sorocaba avançou muito!


REPÓRTER: Já há projetos em vista que já podem até ser iniciados/anunciados(F)?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: O Pannunzio colocou a questão da habitação, especialmente para as famílias de menor renda, e ele já vai lá localizar lá os terrenos para a gente poder ter um bom programa habitacional; porque Sorocaba está crescendo muito, muitos investimentos, muitos empregos; então, muita gente vai para lá, aluguel fica mais caro, então a questão da habitação. Saúde que é uma prioridade da população, nós teremos três grandes investimentos, um já está sendo feito que é o AME, o Ambulatório Médico de Especialidades que são mais de 20 especialidades que já está sendo concluído, será equipado e vai atender a região. A reforma, o investimento no conjunto hospitalar de Sorocaba, que é um investimento importante, recuperar equipamentos, modernização, terapia intensiva; e o novo hospital na Raposo. Então essa é a PPP, temos 16 empresas interessadas já no nosso programa de PPP que são quatro hospitais: Sorocaba, São Jose dos Campos, São Paulo, aqui, o Hospital Oftalmológico e o Hospital da Mulher lá na região da Nova Luz. Falamos sobre transporte, as obras já começaram de Sorocaba para Itu. Estamos já terminando o processo para poder fazer Sorocaba até Salto de Pirapora, 264. O trevo da Toyota também já está pronto, e as marginais. A duplicação da Raposo Tavares está caminhando bem, já estamos com todas as licenças ambientais; teremos também a ciclovia entre Sorocaba e Itu. E estamos fazendo já o projeto funcional que é a primeira etapa do trem, nós temos três projetos de trem para o interior: o mais adiantado é São Paulo-Jundiaí é o expresso Jundiaí, que nós já licitamos o projeto executivo da obra. O segundo será Sorocaba e o terceiro Santos. Então são três trens regionais. E falamos sobre creche, escola, educação, enfim, mas nós vamos ter bastante tempo para boas parcerias.


REPÓRTER: A do trem em que estagio está?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Está no estagio inicial, na contratação do projeto funcional. O que está mais adiantado é Jundiaí que está na contratação do projeto executivo, ficando pronto à gente já licita a obra, já.


REPÓRTER: A SP-264 que a situação já foi conversada, em que situação que está agora, para essa duplicação?


REPÓRTER: Eu lhe dou aqui a... Saiu forno aqui! Aeroporto de Sorocaba está indo bem, também. SP-264 projeto executivo no trecho Sorocaba-Salto de Pirapora está em fase de conclusão, deve terminar no dia 25 deste mês de novembro para realizar... Aí teremos a licença ambiental, nós protocolamos já o pedido de licença ambiental na CETESB no dia 15 de julho, esperamos ter a licença prévia... A licença prévia até o final do ano, a emissão da DUP, nós teremos também ainda este ano, aí tendo a licença de instalação, acho que nós poderemos, no início do ano que vem, já estar licitando a obra propriamente dita da duplicação da SP-264. As outras estão andando, que é a obra de Sorocaba-Itu.


REPÓRTER: Governador sobre o segundo Bom Prato, alguma novidade?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não. Nós ainda temos algumas cidades grandes que não tem nenhum; então, embora Sorocaba seja campeã, por exemplo, Etec é a única que tem três, não é? Mas existem estudos, mas ainda precisamos levar o Bom Prato para alguma sedes de região, que ainda não tem. Completado o circuito, aí vamos começar o segundo Bom Prato.


REPÓRTER: O prefeito quando... Assim que acabou a eleição, anunciou a área da saúde como prioridade. Além do que o senhor falou, existe alguma possibilidade de mais uma parceria com o estado, lá para Sorocaba?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Sempre tem, vamos esperar aí Dr. Pannunzio assumir, ele tem direito de ter dois dias férias, dois dias, e aí voltar com a carga toda. Mas deixar um abraço a Sorocaba, dizer da alegria de... Eu tenho ido lá, inauguramos uma fábrica às 06h30 da manhã, a JBS, não é isso? A JBS, não é? JBS aquela fábrica inglesa lá de retroescavadeira, de tratores...


ORADOR NÃO IDENTIFICADO: A JCB!


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: A JCB! JCB é a JCB isso mesmo!


REPÓRTER: Governador, o PSDB teve um bom desempenho na região de Sorocaba, mais de 10 cidades elegeram prefeitos do partido do senhor, acredito que o interior também; vai alavancar um pouco?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Primeiro dar os parabéns para quem participou da eleição, porque eleição se ganha, eleição se perde, não é? O importante é ter altivez na derrota e humildade na vitória, então cumprimentar todos que participaram. Aos eleitos, dizer que vamos trabalhar juntos, independentemente de questão partidária é nosso dever somarmos esforços, defendendo os interesses das nossas populações; então trabalhar bastante e servir a população.


REPÓRTER: [ininteligível] estados importantes para o PSDB?


GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Não só para o PSDB, mas para São Paulo! Eu diria que esse eixo da Castelo Branco-Raposo Tavares é o novo grande eixo de desenvolvimento do estado. É impressionante o número de investimentos que estão implantados e que vão se implantar na região, então isso é importante para São Paulo, é importante para o país. E o importante não é só ganhar eleição, mas é fazer um bom governo, acho que o Pannunzio tem honestidade, experiência, capacidade de trabalho para fazer um trabalho à altura da população.