Coletiva - Governo recebe atletas olímpicos de SP em homenagem no Palácio dos Bandeirantes 20213008

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Governo recebe atletas olímpicos de SP em homenagem no Palácio dos Bandeirantes 20213008

Local: Capital – Data: Agosto 30/08/2021

Soundcloud

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Pessoal, boa tarde. Vamos fazer um jogo rápido aqui, aqui é quatro por 100, começar com você, Nani Cox, da Rádio Jovem Pan. Estava com saudade de você, Nani.

NANI COX, REPÓRTER: Nos vimos na última quarta, né, governador? Bom, eu vou fazer...

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: A Daiane chegou agora aqui também.

NANI COX, REPÓRTER: Tá ótimo.

DAIANA, EX-GINASTA: Boa tarde.

NANI COX, REPÓRTER: Boa tarde. Vou fazer alguns questionamentos rápidos, mas é mais de um, tá? Eu já peço desculpas. Primeiro...

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Dois... Senão, se deixar você põe dez perguntas.

NANI COX, REPÓRTER: Combinado, então, então são duas perguntas. Eu queria saber primeiro nessa seara aí de esportes, o senhor na apresentação dos atletas paralímpicos, lançou até um desafio de aumentar a presença desses atletas nas próximas Paraolimpíadas. Eu queria saber se para Jogos Olímpicos também tem esse desafio lançado pelo senhor? Se tem alguma previsão de aumento de investimento, já que o próximo ano é o último do senhor aqui no governo? E uma última questão, já em outras coisas, que acabou de sair uma decisão, proibindo, na verdade, aliás, dando o direito aos grupos de oposição do Presidente Jair Bolsonaro, de protestar no dia 7 de setembro, no Vale do Anhangabaú. Então eu queria um comentário do senhor sobre essa decisão. Obrigada.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Nani, vamos à primeira pergunta, que ao meu ver, ela é muito importante. Sim, nós vamos ter um investimento, já temos esse ano um investimento mais sólido no esporte, o secretário Aildo vai falar a respeito, ele está aqui ao meu lado, e vamos ampliar ainda mais para 2022. São Paulo já contribui com um terço da seleção olímpica no conjunto de modalidades, em algumas mais, outras menos, mas na média, São Paulo tem um terço da produção olímpica, Daiane, e vem crescendo. Na Paraolimpíadas é até um pouco maior. E por quê? Porque a estrutura que São Paulo construiu para o Centro Paraolímpico e o trabalho que vem sendo realizado produziu frutos, e hoje nós temos um número até maior. São 45 atletas paralímpicos de São Paulo, é o time São Paulo que está nesse momento em Tóquio, aliás, nos emocionando a todos. E do ponto de vista também aqui do esporte, vamos ampliar o investimento ainda mais, o investimento público, mas eu quero ressaltar que também, Nani, temos aqui clubes privados que são excepcionais, hoje aqui nós vimos atletas do Clube Pinheiros, da Hebraica, do Paineiras, no Morumbi, atletas olímpicos que foram às Olimpíadas representar o Brasil e São Paulo, e são clubes privados, e que desempenham muitíssimo bem as suas atividades, e formam berços de grandes atletas. Eu mesmo fui atleta do Clube Pinheiros, fui atleta do Basquete, da Natação, do Polo Aquático, e do Vôlei, onde eu fiz uma trajetória maior, fui tricampeão paulista de Vôlei, e fui Seleção Paulista de Vôlei, exatamente pelas condições do Clube Pinheiros, e isso já se vão 50 anos. Portanto, é uma tradição também muito positiva de São Paulo, um investimento que clubes esportivos realizam, isso também faz a diferença. Aildo.

AILDO FERREIRA, SECRETÁRIO DE ESPORTES DO ESTADO DE SÃO PAULO: Sim, como eu disse, esse ano nós estamos investindo mais de R$ 100 milhões em esporte, de todos os segmentos. Mas já estamos em estudo com o governo, de ampliação dos investimentos nos centros de formação esportiva, nós vamos implantar 70 unidades este ano, e estamos estudando já a ampliação para 2021, dos centros de formação esportiva, que é a base que vai identificar, nós vamos descobrir novos talentos através deste programa de governo.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Várias novas arenas, inclusive o Baby Barioni, que é um celeiro para o esporte de performance, que está em reforma, aliás, ele está sendo totalmente reformado. E o ano que vem, qual é a data prevista? Setembro de 2022, né?

AILDO FERREIRA, SECRETÁRIO DE ESPORTES DO ESTADO DE SÃO PAULO: Setembro de 2022 a inauguração.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Exatamente daqui um ano, ele estará pronto e completamente modificado, aperfeiçoado e ampliado também. E o complexo do Ibirapuera, que estamos aguardando a qualquer momento a decisão para, vamos derrubar aquilo que está lá e fazer um novo complexo moderno e de alta eficiência, e no padrão mundial, no padrão internacional. Vamos agora à sua segunda pergunta, se eu compreendi bem, em relação à autorização judicial, nós não vamos recorrer, portanto, vamos seguir a orientação do juiz, no despacho liminar, eu orientei a nossa PGE, que não fizesse nenhum recurso. Ali os que são contra o Bolsonaro poderão se manifestar no Vale do Anhangabaú, e os que são pró-Bolsonaro vão se manifestar na Avenida Paulista, eles já haviam solicitado anteriormente a opção desta área, e o que nós não queremos é o encontro dos que são a favor e os que são contra, porque isso seria nocivo e colocaria em risco a integridade até física dos manifestantes. Então teremos o Anhangabaú, os que são contra Bolsonaro, e os que são a favor de Bolsonaro na Avenida Paulista no dia 7 de setembro. E no dia 12 de setembro, a grande manifestação contra o Bolsonaro, na mesma Avenida Paulista, isso já está autorizado. Vamos agora, Leonardo Lepre, da TV Globo. Leo, obrigado por sua presença aqui. Boa tarde. Obrigado pela paciência.

LEONARDO LEPRE, REPÓRTER: Boa tarde, governador. Também gostaria de fazer duas para o senhor, a primeira relacionada ao evento, ao esporte, e ela diz respeito à inauguração do centro esportivo amanhã, de alto rendimento lá em São Bernardo, queria saber, o senhor falou ali, comentou que inicialmente serão 140, 145 atletas contemplados, se isso existe uma expectativa de aumento, e de quanto para esse número? E também se o senhor poderia comentar um breve comentário sobre o que aconteceu, o ocorrido em Araçatuba durante essa madrugada. Obrigado, governador.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Leo, sobre Araçatuba eu não vou comentar, esse é um tema da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, nós já fizemos uma coletiva sobre isso, com o Coronel Camilo, e nesse momento está em Araçatuba o secretário de Segurança Pública, o General Campos, e o Comandante da Polícia Militar, o Coronel Alencar. Esse é um tema de segurança pública, não é um tema do governador. Então eles se manifestam a esse respeito. Sobre o Centro Olímpico que nós vamos amanhã inaugurar, junto com o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, é um investimento bastante expressivo do governo do estado, e da Prefeitura de São Bernardo, e teremos lá um grande centro, Daiane, mais um Centro Olímpico aqui em São Paulo. A Daiane que é campeã olímpica, sabe que a diferença está em treinamento, obviamente performance, o desempenho de cada atleta. Mas as condições para que os atletas possam treinar e se aperfeiçoar. Condições que vão desde o suporte de bolsa até o treinamento, bons treinadores, bons equipamentos, boa estrutura para isso. E é nesse sentido que São Paulo está investindo. Mas o Aildo pode complementar a sua pergunta, a resposta à sua pergunta.

AILDO FERREIRA, SECRETÁRIO DE ESPORTES DO ESTADO DE SÃO PAULO: Exatamente. Além de tudo que o governador mencionou, teremos alojamento de primeira qualidade, desses 140 atletas, boa parte deles ficarão alojados no próprio centro. E respondendo à sua pergunta, sim, é nosso projeto fazer a ampliação disso a partir deste início, teremos então 140 atletas, duas modalidades, atletismo e Judô, dentro do atletismo nós temos 12 segmentos, e depois nós vamos ampliar para outras modalidades e para a quantidade de atletas alojados ali, esse é o nosso projeto.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Obrigado, Aildo. Antes de terminar eu queria pedir um depoimento da Daiane que está aqui, a nossa campeã olímpica, ela esteve, obviamente, nos Jogos Olímpicos de Tóquio, como vocês sabem. Eu queria agradecer de novo, Daiane, a sua presença aqui. Obrigado pelo seu incentivo, pelo seu exemplo ao esporte, e eu vi as suas palavras para os nossos colegas jornalistas. Alguns estão virtuais, alguns presenciais, mas muitos estão nos acompanhando virtualmente. Por favor.

DAIANA, EX-GINASTA: Boa tarde, a todos e à todas. É com prazer que eu represento aqui os atletas. Agradecer por essa homenagem, por fazer parte desse momento que prestigia todos os atletas olímpicos que foram a Tóquio. Esperamos ver também nos paralímpicos, né? O retorno dos paralímpicos, também essa mesma homenagem. Agradeço também essa nova oportunidade agora, através do Centro de Abertura em São Bernardo, em parceria com o prefeito Orlando. Nosso secretário já disse bem, que vai fazer uma diferença para o esporte olímpico, principalmente para o alto rendimento, para a massificação também, espero ver também mais projetos sociais, cada vez mais, porque são a massificação que faz a diferença, para a gente chegar até esse topo, até as medalhas que a gente teve, a gente precisa ter mais esporte e mais educação conjunta. Esse com certeza é o caminho da vitória. Parabéns, governador. Parabéns, secretário, pela inauguração do novo Centro Olímpico agora em São Bernardo. Esperamos cada vez mais que esporte, educação conjunta tenham mais espaço, para a gente ver cada vez mais o Brasil brilhar, e São Paulo, junto com o time São Paulo brilhar cada vez mais. E vou falar, 2024 está aí, e nos vemos em Paris.

JOÃO DORIA JÚNIOR, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Muito bem, boa, Daiane. Pessoal, muito obrigado. Obrigado meus colegas cinegrafistas, fotógrafos que estão aqui, obrigado a você. Nani, a você, Leo, muito obrigado à nossa equipe também, amanhã estaremos juntos. Obrigado, uma boa tarde, para vocês.