Coletiva - Início da campanha antecipada de vacinação 20160404

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva - Início da campanha antecipada de vacinação

Local: [[]] - Data:Abril 04/04/2016

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Destacar e agradecer a presença do professor David Uip, nosso secretário de Saúde, do professor Alberto da Silva Duarte, presidente do Conselho Diretor de Estudo Central do HC, do professor José Otávio Costa Auler Junior, diretor da Faculdade de Medicina, do engenheiro Antônio José Rodrigues Pereira, que é o superintendente do Hospital das Clínicas, do Dr. André Franco Montoro, presidente da Fundação Butantan, do professor Flávio Fava da Moraes, diretor da Fundação Faculdade de Medicina, do professor Giovanni Guido Cerri, nosso querido ex-secretário da Saúde, professor Marcos Boulos, coordenador de Controle de Doenças da Secretaria Estadual de Saúde, professor da área, da Dra. Helena Sato, diretora e coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Dra. Marta Lopes, do Centro de Imunização do HC, a Elaine Simões, enfermeira do Centro de Imunização aqui também do HC, os funcionários que receberam a vacina, a Bianca, a Dra. Eveline, a Rosemeire, a Cleide, quero dizer da alegria de estar aqui conosco também o Dr. Raul Cutait. Nós estamos hoje iniciando aqui em São Paulo através dos profissionais de saúde a vacinação contra três tipos de vírus, o H1N1, o H3N2 e o tipo b da Influenza. Então três tipos de vírus, uma vacina tríplice. Hoje inicia aqui pela capital, essa já é a última vacina, são vacinados os profissionais de saúde, depois nós teremos, serão vacinados de quatro a oito, os profissionais de saúde de hospitais públicos e também privados. Depois começa a vacinação das crianças de seis meses até cinco anos de idade, as gestantes, todas as gestantes, os acima de 60 anos de idade, imunodepressivos, doenças crônicas, os que estão em privação de liberdade, e da região metropolitana, depois expande para todo o interior de São Paulo. Como nós tivemos um surto grande em São José do Rio Preto, então começamos já anteriormente em São José do Rio Preto com a vacina do ano passado, então Rio Preto já começou. Agora começamos com a última vacina fabricada pelo Instituto Butantan, que é uma vacina tríplice. A nossa meta é de vacinarmos 13 milhões de pessoas até maio, ou no menor prazo possível, até foram antecipadas as vacinas antes do inverno em razão do surto que nós estamos tendo de vírus Influenza. O professor David Uip é professor de moléstias infecciosas e vai poder detalhar melhor aí todo o trabalho.

REPÓRTER: Governador, só mais umas dúvidas. Em relação aos profissionais de saúde, há muitas baixas por conta da gripe, e, portanto, algum possível atendimento ruim à população ou pelo menos prejudicado por conta dessas taxas?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Não, por que é que nós começamos pelos profissionais de saúde? Porque eles precisam estar bem para poder atender à população. As recomendações vão a mais até do que a vacina, ambientes ventilados, ambientes ventilados, lavar a mão várias vezes ao dia, mas os profissionais de saúde estão entre aqueles que estão mais expostos a riscos, como também as crianças e os idosos que têm menor resistência e também as gestantes para proteger os nenéns, o imunodeprimidos, os doentes crônicos, enfim, esse é um protocolo que é estabelecido para o país todo. E nós temos insistido junto ao Ministério da Saúde para aumentar também a possibilidade do Tamiflu, que também ajuda no caso de vírus.

REPÓRTER: Governador, só uma palavrinha sobre o PLP 257, os funcionários que estão protestando, querendo protestar a partir das 10h da manhã, o que o senhor tem a dizer sobre isso?

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Sobre o?

REPÓRTER: Sobre a votação do PLP 257.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Federal?

REPÓRTER: É.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Olha, essa é uma proposta da Presidenta da República, o que interessa aos estados e é necessário e importante é o alongamento da dívida, juros muito elevado, indicador também durante muitos anos de IGPDI agora mudou para o IPCA mais quatro. Então o que nós queremos e somos favoráveis é quanto ao alongamento da dívida. As medidas de natureza fiscal, São Paulo, a maioria delas já fez, e está havendo uma confusão porque alguns interpretaram que a lei proíbe reajuste, não, ela proíbe aumento, mas ela não proíbe reajuste, então não tem nenhum efeito de natureza prática, está bom?

REPÓRTER: E que medida, governador...

REPÓRTER: Governador, ontem houve várias brigas de torcida...

DAVID UIP, SECRETÁRIO DE SAÚDE: Bom dia, pessoal. Pois, não. Categoria 04 de abril de 2016 [[]]