Coletiva Lu Alckmin - Inauguração do 16º Polo Regional da Escola de Moda na capital - 20120910

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Transcrição da coletiva da Lu Alckmin na Inauguração do 16º Polo Regional da Escola de Moda na capital

Local: Capital - Data: 09/10/2012

REPÓRTER: Dona Lu, mais um polo de moda, e agora a senhora já começa a arrancar da... Assim, a metade já foi, não é isso?


LU ALCKMIN, PRESIDENTE DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO: É verdade, aqui na capital são 28 polos regionais da escola de moda, hoje estamos aqui em Parelheiros, no AZ e Ler, inaugurando o 15º Polo regional da escola de moda. Já passamos da metade de todos os polos da capital, que na realidade, capital e interior são 56 polos. Mas, uma coisa muito importante que eu queria contar para vocês, é que foi feito um levantamento dos 28 polos do interior, e dos 14 da capital, mais de 1.400 pessoas já foram capacitadas nesses polos regionais de escola de moda. Então, eu fico muito feliz, porque é isso que nós queremos em vez de dar o peixe ensinar a pescar, capacitar às pessoas na arte do corte e costura, e a gente vê como as pessoas quando querem elas podem, todas as pessoas podem, basta querer. E esse curso é gratuito, está nessas instituições que nós já falamos é e além de aprenderem, esses momentos especiais onde às pessoas convivem, trocam ideias, fazem amizades, é tão importante também à sociabilidade. E aprendem a solidariedade saem daqui também para dividir com aqueles que mais precisam.


REPÓRTER: Nesse aqui especificamente, o que a senhora viu, qual a sua impressão?


LU ALCKMIN, PRESIDENTE DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DO ESTADO DE SÃO PAULO: Ah, para mim é uma alegria, porque eu estive aqui no AZ e Ler, eu estive aqui em 10 de agosto de 2005 para inaugurar a padaria artesanal, poder voltar agora para inaugurar um polo regional da escola de moda, encontrar com amigo Luiz Antônio, com a sua mãe, com toda essa comunidade, ouvir os testemunhos das alunas, testemunhos lindos de resgate, delas verem, que elas são capazes, estão tão felizes. Então, isso para mim é tudo de bom, eu estou muito feliz, é mais um momento especial na minha vida, e é um lugar que eu ainda quero voltar aqui para ouvir outros depoimentos, e a gente ouvir como a gente pode transformar quando a agente se une e pensa no próximo, e justamente com esse objetivo, da qualificação profissional das pessoas.


REPÓRTER: Muito obrigada!


LU ALCKMIN, PRESIDENTE DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE: Vocês querem fazer perguntas? Então, dizer da minha alegria de estar hoje aqui em Parelheiros, não é? Inaugurando o 16º Polo de Moda da Capital, foram inaugurados já 28 no interior, e são 28 também na capital, no total são 56 polos regionais da escola de moda. Então, hoje, com essa inauguração, são 44 polos já inaugurados. E como vocês puderam ver, as próprias alunas desfilaram com a roupa que fizeram. A sua maioria, são mulheres que nunca tinham nem pego uma agulha, nunca tinham costurado, e isso que me deixa feliz, não é? Então, isso é uma prova que as pessoas... Deus deu inteligência a todas as pessoas, as pessoas só precisam de oportunidade. Então, a gente vê esse desfile lindo, costuras bem feitas. Elas aprendem a fazer calça comprida, camisa, saia e vestido. Então, dizer da minha alegria de estar aqui. Eu vou visitar o Polo Regional da Escola de Moda, cada um desses polos regionais recebeu do fundo social, são entidades seríssimas, que desenvolvem o trabalho muito importante, como aqui a chave que nós estamos. Receberam, fizemos um convênio, o fundo social com a entidade, eles receberam dez máquinas industriais de costura, mesas para corte e costura, 20 cadeiras e o restante recebeu em dinheiro para que pudesse comprar tecido, agulha, linha, tesoura, tudo que é necessário para que o polo possa ensinar as pessoas. Então, dizer da minha alegria, e que Deus abençoe essa população, e que eles realmente se transformem e possam ter uma vida melhor. Muito obrigada. Tem uma coisa que eu me esqueci de falar, chamam-se Polos Regionais de Moda, são 56 polos, não é? Até agora já inauguramos 44. Esse polo é para ensinar além da população, por exemplo, no interior das cidades, também as cidades do em torno, e aqui na capital, essas entidades ensinam a população e também outras entidades que queiram ser escola de moda. Então, quem manda costureira para esse polo de cidade ou de entidade na capital, recebe quatro máquinas industriais e mais 300 metros de tecido, e aí começa uma escola de moda. Então, haverá escola de moda em todos os munícios de estado, e nas entidades que forem visitadas e desenvolverem trabalho sério para população. E dessa forma nós queremos transformar o estado de São Paulo no maior polo de costura do Brasil.