Coletiva RGarcia - Governo realiza o Retoma SP em São Carlos e assina convênios do Programa Rotas Rurais 20210110

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva RGarcia - Governo realiza o Retoma SP em São Carlos e assina convênios do Programa Rotas Rurais 20210110

Local: Central – Data: Outubro 01/10/2021

Soundcloud

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR: Apoio ao emprego aqui na cidade de São Carlos, uma política pública com várias ações, que através da orientação, do crédito, dos cursos profissionalizantes, e também do emprego, que a gente tem procurado realizar em todo o estado de São Paulo, para ajudar a população a ter o seu emprego, e a ter o seu negócio de volta. São várias ações, e durante o dia de hoje, o governo de São Paulo está aqui para ajudar os empreendedores de São Carlos a retomar os seus negócios.

REPÓRTER: Esse programa ele vai ser estendido para todo o estado? É a terceira edição, vocês pretendem fazer em outros municípios?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR: É uma caravana que será deslocada em todo o estado de São Paulo, em todas as regiões, o Retoma SP tem chamado atenção para as políticas públicas que já funcionam no estado, e que foram criadas especificamente para a retomada econômica. E, muitas vezes, mesmo que online, as pessoas podem acessar esses projetos, através do Retoma SP, das suas casas e dos seus negócios, não necessariamente precisa se deslocar. Mas a gente faz um evento físico, para que a população saiba de todo esse esforço do governo do estado para apoiar o empreendedorismo em São Paulo.

REPÓRTER: Rodrigo, [Ininteligível]...

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR: E ao lado disso, estradas rurais que receberão a melhoria do Programa Melhor Caminho, para o escoamento da produção, para os pequenos produtores terem mais facilidade de logística. O Programa Caminho será lançado agora esse mês em São José do Rio Preto, foram 5 mil km de estradas recuperadas. Muitas vezes, uma estrada de terra você não precisa recuperar ela inteira, você precisa alcançar os pontos críticos dessa estrada, com 4, 5, 6 km, você torna ela uma estrada guiada, e é isso que o Melhor Caminho faz.

REPÓRTER: Os investimentos feitos [Ininteligível] tendem a ser através de programas, ou tem a possibilidade de geração de empregos locais?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR: Olha, são várias políticas públicas articuladas, desde aquela de obra direta do estado, o Pró-São Paulo é um conjunto de obras de mais de 8 mil no estado inteiro, mais de 200 mil empregos gerados. Mas a gente sabe a importância também de apoiar o empreendedorismo, que é o emprego gerado na iniciativa privada, que é aquele que mais vale. Por isso o Banco do Povo é o principal instrumento que a gente tem para isso, com crédito a juro barato, às vezes, juros zero, determinando uma linha. nós estamos com crédito também para a pessoa fazer a limpeza do seu nome, o Limpa Nome, para que ele possa também alcançar novas linhas de crédito. A Desenvolve São Paulo apoia micros e pequenos empreendedores também, ao lado do povo. Ou seja, são várias ações para a gente ajudar o empreendedor de São Paulo.

REPÓRTER: Existe alguma preocupação por parte do governo do estado, desse Retoma SP, em relação às pessoas não cumprirem os protocolos, quando elas vêm para acompanhar, ou até mesmo em relação à aglomeração?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR: Sempre a gente recomenda que não tenha essa aglomeração, hoje aqui, por exemplo, todos estão usando máscaras, e todos estão vindo em uma expectativa de uma vida melhor, fazer um financiamento para retomar o seu negócio, inscrever no Bolsa Trabalho. Então a nossa vida está retomando, as restrições econômicas já não existem, mas é fundamental a gente tomar cuidado, a pandemia está controlada, mas ela não acabou. Por isso o uso de máscara, o álcool em gel, para que a gente esteja e fique protegido.

REPÓRTER: A expectativa agora daqui para frente é que as pessoas realmente procurem esses trabalhos, esses serviços que vocês estão proporcionando?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR: Sim, como a gente veio aqui em São Carlos, como eu vim em Presidente Prudente semana passada, como o governador João Doria viu lá em Campinas, foi o primeiro evento, nós fizemos uma caravana de 16 eventos pelo estado, para cada vez mais estimular o empreendedorismo em São Paulo.