Coletiva RGarcia Pindamonhangaba - Governo entrega moradias, inaugura Creche Escola e libera recursos no Vale do Paraíba 20211308

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva RGarcia Pindamonhangaba - Governo entrega moradias, inaugura Creche Escola e libera recursos no Vale do Paraíba 20211308

Local: São José dos Campos – Data: Agosto 13/08/2021

Soundcloud

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Bom, sexta-feira de muito trabalho aqui no Vale do Paraíba. O governo de São Paulo, em Lagoinha, fez o sorteio das moradias populares que estão naquele município em andamento nesse momento, depois estivemos em Lorena, fazendo a entrega de uma creche-escola e também o anúncio de vários investimentos do governo de São Paulo em Lorena, e encerrando aqui a tarde de sexta-feira em Pindamonhangaba, fazendo a entrega desses mais de 210 apartamentos, moradia digna para quem precisa, e também anúncio de outros investimentos aqui na cidade, como por exemplo a construção de uma unidade básica de saúde. O governo de São Paulo tem feito visitas aos municípios e, nessas visitas, podendo dar continuidade às obras e anunciar novos investimentos, justamente preparando São Paulo para o momento de retomada econômica. Na segunda-feira, nós estaremos concluindo a vacinação com no mínimo uma dose, para a população acima de 18 anos, o que dá muita esperança de que nós tenhamos dias melhores. E a orientação do governador João Doria é que a gente foque na saúde, para que a gente atenda outras doenças no pós-pandemia, que a gente cuide da proteção social, com vários programas sociais que nós já estamos lançando, como o Vale Gás, e também anuncie obras de infraestrutura, para gerar emprego e melhorar a qualidade de vida de São Paulo.

REPÓRTER: Aqui no Vale do Paraíba, que é uma região que sempre foi muito importante para o PSDB, tanto em ações quanto na questão eleitoral. E aqui, Pindamonhangaba, especificamente, é o berço, é a terra de nascimento do ex-governador Geraldo Alckmin, que acabou de deixar o PSDB. Queria saber como que você avalia essa decisão do ex-governador e se você acha que ele pode ser um adversário à altura do PSDB, para a eleição do ano que vem, independente de quem seja candidato a governador.

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, eu não sabia que ele tinha deixado o PSDB, você que está dizendo. Acho que isso, por enquanto, é uma especulação--

REPÓRTER: Não, ele anunciou que vai deixar o partido.

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Não... Fala com o presidente do partido, que é melhor. Bom, eu até citei que a última vez que eu estive aqui em Pindamonhangaba foi fazendo entrega de habitação, como secretário de Habitação do ex-governador Alckmin, que nós respeitamos e temos um carinho especial. Fundamental é que o governo de São Paulo tem trabalhado pelo Vale do Paraíba. Nós estamos anunciando investimentos históricos aqui no Vale do Paraíba, quero citar aqui, como exemplo, o grande programa coordenado pelo nosso secretário Marco Vinholi, que é o Viva o Vale, uma aspiração antiga do Vale Histórico de ter um hospital regional. Nosso governo vai realizar esse hospital regional, ali em Cruzeiro. Estamos finalizando a proposta técnica de saúde. Já existia uma proposta, mas que deve ser atualizada, até porque a área de saúde vai mudar muito no pós-pandemia, novas comorbidades estão surgindo e nós já queremos ter os equipamentos de saúde voltados para essas comorbidades. Mas antes até do hospital regional se tornar uma realidade, em obra, nós teremos ampliação dos recursos para a saúde aqui da região, nas Santas Casas, que cobrem, cumprem um papel fundamental aqui para a região, e também em outros hospitais. Então, prioridade continuará sendo a saúde, a proteção social e a geração de empregos.

REPÓRTER: O senhor falou um pouco da estrada de ferro Campos do Jordão, [ininteligível] sobre ela. Queria que o senhor falasse para a gente como que está o andamento desse projeto. A gente já sabe que existe um processo [ininteligível] licitação para isso, mas queria saber como está esse andamento do governo do Estado de São Paulo [ininteligível] o senhor citou [ininteligível] cabos que houve aqui em Pindamonhangaba, a estação não está funcionando, eu queria que o senhor falasse um pouco disso.

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, nosso esforço era conseguir fazer uma concessão, para que um cooperador privado operasse a estrada de ferro Pinda - Campos do Jordão. Tem uma função turística e também uma função de emprego e de renda, entre duas importantes cidades. Infelizmente, nós tivemos esse furto, e isso impede [ininteligível] estado com a agilidade necessária de colocar de novo o trem para funcionar. Mas nós não vamos desistir, nós vamos procurar perseverar num caminho de concessão, porque aí sim nós teremos um cuidado maior com a estrada de ferro e, consequentemente, uma utilidade melhor para ela. Nós estamos terminando agora o orçamento pela CPTM, para que a gente possa fazer a aquisição desses cabos, aqueles que foram furtados, e o trem volte a funcionar. Ok, pessoal?