Coletiva RGarcia São Carlos - SP anuncia 6 postos do Poupatempo, investimentos e entrega casas e prédios da educação 20210207

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva RGarcia São Carlos - SP anuncia 6 postos do Poupatempo, investimentos e entrega casas e prédios da educação 20210207

Local: Campinas – Data: Julho 02/07/2021

Soundcloud

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Uma alegria nessa manhã de sexta-feira participar da audiência pública da nova regionalização do estado de São Paulo. Nós temos feito essa audiência pública em todo o estado de São Paulo para depois de 40 anos propor uma nova regionalização para o futuro do estado. Esse será transformado num projeto de lei a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa no segundo semestre e que vai preparar o estado de São Paulo para o futuro. Isso foi feito na década de 80 pelo governador Franco Montoro e agora no governo João Doria nós estamos atualizando a regionalização de São Paulo. Isso vai proporcionar mais planejamento, mais organização e mais condições de priorizar políticas públicas em cada região do estado de São Paulo. A segunda boa notícia aqui em São Carlos hoje é a liberação de mais três Poupatempo para a região. A cidade de Ibaté, a cidade de descalvado e também a cidade de Itápolis que até o final do ano passarão a contar com novas unidades do Poupatempo. O Poupatempo que hoje tem mais de 140 serviços digitais que são prestados através do celular e do computador das pessoas, ainda tem vários serviços que são necessários a presença física, e por isso nós estamos dobrando o número de postos do Poupatempo no estado de São Paulo. E a terceira boa notícia, o apoio à habitação popular, o checão entregue aqui à cidade de São Carlos que vai proporcionar empreendimentos imobiliários fecharem a conta para atender as famílias mais carentes da cidade. Então uma manhã de trabalho e de boas notícias aqui pra São Carlos que vai sediar a região central, aglomerado e urbano central do estado de São Paulo.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Isso vai trazer que benefício para a cidade e para a região?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Traz o benefício da organização e do planejamento. Através dessa aglomeração urbana que os investimentos serão priorizados aqui na região. Com a participação da sociedade civil e dos governos municipais, câmeras municipais. Isso vai nos proporcionar um planejamento de médio e longo prazo para que a gente possa partir da aprovação do projeto, começar a fazer investimentos aonde a população entende que é mais necessário na região.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: O que levou o Governo do Estado a escolher a cidade de São Carlos para esse projeto?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: São Carlos já é um grande centro universitário do estado de São Paulo com a Universidade Federal e com cursos de faculdade de nível de primeiro mundo e excelentes. São Carlos é uma cidade prestadora de serviço para a região, provedora de mão de obra qualificada e, naturalmente, pela liderança que tem, naturalmente sediará o aglomerado urbano central de São Paulo.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Tem uma estimativa de tamanho do fundo a ser criado para o aglomerado?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, a ideia da Secretaria de Desenvolvimento Regional do secretário Marco Vinholi é que assim que nós aprovarmos o projeto nós já possamos destinar recursos orçamentários a partir do ano de 2022. Isso vai depender da aprovação do projeto na Assembleia Legislativa. E esses recursos serão destinados prioritariamente para a área da saúde, para a área da educação, para a área da segurança e do saneamento básico que vai ser um capítulo importante e prioritário a partir do ano que vem tendo em vista que nós temos hoje um novo marco regulatório de saneamento.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Quando que esse projeto vai ser enviado para assinar?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: O secretário Vinholi deve concluir essas audiências públicas até o início do segundo semestre, até o começo de agosto para encaminhar a Assembleia Legislativa que terá soberania na decisão. Essas audiências públicas são importantes porque nós colhemos informações, colhemos sugestões, colhemos críticas. Muita coisa pode ser alterada ainda até o projeto final ser encaminhado pela assembleia, e é importante que a gente envolve a sociedade civil mesmo que virtualmente em virtude da pandemia, mas que ela possa se sentir participe da nova regionalização de São Paulo.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Quantos empregos serão gerados aqui na cidade?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, quando você tem planejamento, quando você tem organização, naturalmente você tem a chance de executar melhor as políticas públicas. E isso gera emprego, gera oportunidade, gera uma esperança de futuro melhor que é o que hoje tanto nós precisamos no pós-pandemia. O governo de São Paulo já está preparando o último trimestre com a conclusão da vacinação no dia 15 de setembro, pelo menos a primeira dose, um projeto importante de retomada econômica para gerar emprego e renda aqui em São Paulo.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Obrigado, governador.

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Pessoal, muito obrigado, hein?!