Coletiva RGarcia São Manuel - Regiões de Botucatu e Sorocaba ganham Poupatempo, creches e terão investimentos 20213007

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Coletiva RGarcia São Manuel - Regiões de Botucatu e Sorocaba ganham Poupatempo, creches e terão investimentos 20213007

Local: Sorocaba – Data: Julho 30/07/2021

Soundcloud

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Vocês cobrem Itatinga também?

ORADORA NÃO IDENTIFICADA: Sim, a gente está indo pra lá.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Governador, primeiro boa tarde, né? Bem-vindo mais uma vez a região. Recentemente o senhor esteve aqui e participou de uma série de compromissos em Botucatu, entre eles audiência pública que tratava da criação da microrregião. Queria saber do senhor como está esse processo, como o governo avalia a criação dessa microrregião, e se isso também é um passo importante pra implantação da tão aguardada diretoria, né, o Departamento Regional de Saúde de Botucatu.

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Sem dúvida. A nova regionalização do governo João Doria tem essa disposição de reorganizar administrativamente São Paulo, que através da nova regionalização preparar ações pro futuro do estado. A nova região do estado de Botucatu tem esse objetivo, nós fizemos a audiência pública. Agora a Secretaria de Desenvolvimento Regional está consolidando todas essas audiências públicas pra encaminhar o projeto de lei à Assembleia Legislativa que será soberana na sua aprovação. A partir do momento dessa aprovação, nós temos o grande desafio de implantar a nova regionalização em todo o estado e com isso organizar o governo. E a organização do governo se entende como a nova reorganização da saúde, da educação e também da segurança pública. Então nós estamos preparando o caminho pra essa reorganização administrativa do governo de São Paulo.

ORADORA NÃO IDENTIFICADA: Governador, qual que é a importância dessa inauguração hoje aqui em São Manoel, desses investimentos anunciados e também da inauguração da unidade do Poupatempo lá em Caxias?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, uma alegria nessa tarde de sexta representar o governador João Doria, entregas importantes aqui na região. Primeira delas o creche-escola aqui em São Manoel. Uma obra importante que vai atender 150 crianças desse município. Uma obra que foi feita com muita qualidade pra que essas crianças possam ter um local adequado pra estudar. Estaremos também em Itatinga entregando uma unidade do Poupatempo. O Poupatempo é o melhor serviço público para a população, com qualidade, com eficiência, com rapidez. E também na sequência iremos a Cesáreo Lange fazer a entrega do equipamento para o idoso. Então, é o governo de São Paulo fazendo entregas de obras e anunciando também novas obras e serviços pra mostrar que o nosso estado está preparado pra essa retomada tão importante no pós-pandemia.

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Governador, que mensagem o senhor deixaria pros pais que ainda estão inseguros com a retomada das aulas presenciais?

RODRIGO GARCIA, VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Olha, nós estamos fazendo o retorno às aulas com toda a segurança, com o cumprimento de todos os protocolos. São Paulo foi o primeiro estado do Brasil a vacinar profissionais de educação, isso protegeu professores, funcionários. Vamos na sequência do dia 16 de agosto iniciar a vacinação dos adolescentes. Então nós entendemos que a volta às aulas é segura e mais do que isso, ela é necessária pra que a população jovem possa, de volta as aulas presenciais recuperar o conteúdo perdido durante a pandemia e poder não perder uma geração para a Covid-19, porque quem deixou de estudar nesse período, quem teve dificuldade de acesso a aula vai ter um problema de desenvolvimento cognitivo muito grande e o governo está preparando várias estratégias, inclusive, com o reforço dos psicólogos na rede de ensino pra que a gente consiga recuperar esse tempo perdido e todas as crianças e jovens poder voltar com segurança às aulas a partir do dia 2 de agosto.