Discurso - Anúncio de aquisição de veículos escolares para Apaes e entidades assistenciais 20130609

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso - Anúncio de aquisição de veículos escolares para Apaes e entidades assistenciais

Local: Capital - Data:06/09/2013

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Boa tarde a todas e a todos! Quero cumprimentar o nosso secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald; deputado federal Ubiali, presidente da federação da APAEs do estado de São Paulo; deputado Davi Zaia, secretário de Estado de Gestão Pública; deputado Ed Tomas, presidente da Frente Parlamentar das APAEs do estado; deputada Célia Leão; deputado João Caramez; Deputado Rogério Nogueira; deputado Orlando Morando; quero agradecer aqui a presença que nos alegrou aqui, da fanfarra de Ribeirão Corrente, o regente Wagner Ferreira; prefeita; prefeitos; vice-prefeitos; vereadores; dirigentes das nossas APAEs; lideranças da família apaiana. Nós estamos muito felizes de recebê-los, hoje estamos em festa aqui com a presença de todos vocês! Hoje foi o dia da Educação: acabamos de chegar da Brasilândia, entregamos lá uma moderna escola: biblioteca, sala de informática, laboratório, muito bonito, para a população, crianças de seis até 14 anos de idade, desde o 1º ano até o 9º ano do Ensino Fundamental; Depois abrimos as inscrições para as Escolas de Tempo Integral, então os professores da nossa rede que quiserem,vão se inscrever para as Escolas de Tempo Integral, porque nós queremos cada vez mais, ter escolas onde o aluno fique oito horas na escola... nove horas na escola e tenha três refeições; Depois ampliamos o Vence, que é para o Ensino Médio. Nosso aluno, em um período faz o Ensino Médio e no outro período, faz o Técnico. Então nós abrimos um edital para a iniciativa privada - não somos nós que damos o curso técnico, são as escolas - o estado inteirinho. Então abrimos 20 mil vagas, tivemos 66 mil inscritos, então estamos abrindo outro edital para mais 20 mil vagas. Os cursos mais procurados: Enfermagem, Informática, Administração, Construção Civil, enfim... Então o aluno ele termina o Ensino Médio e já tem o Técnico junto também, tem uma profissionalização; Depois abrimos o concurso, agora em setembro vamos publicar para contratar 59 mil professores no estado de São Paulo. Uma grande oportunidade para o magistério, para a gente ter professores efetivos. E hoje completamos esse dia da Educação num encontro aqui com os que tem o maior conhecimento, a maior expertise em Educação para as nossas crianças que são as APAEs: Uma história de amor, garra, determinação, especialização, extremamente importante. Nós é que estamos felizes de recebê-los!

[APLAUSOS]

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Eu, quando entro numa cidade e vejo lá uma APAE, eu fico feliz, eu sei que ali tem uma escola de pessoas com amor, com dedicação, atendendo as nossas crianças, nossos jovens e nossos adultos. E o nosso compromisso com vocês, nós temos um convênio, são 84 milhões, 269 APAEs. E nós vamos, Dr. Ubiali, não reduzí-los, nós vamos aument-lo, fazer crescer esse trabalho.

[APLAUSOS]

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: Dr. Ubiali colocou bem: Educação, profissionalização, quer dizer, dar mais um passo no sentido de dar condições para que os nossos alunos possam ter outras habilidades e possam ter renda, renda. Cultura, nós lançamos aqui no começo do ano, aliás no final do ano passado, neste auditório um dos mais belos filmes brasileiros, “Colegas”, com três jovens atores com síndrome de Down, o Ariel Goldenberg, a Rita Pokk e o Breno... cadê o sobrenome dele? Breno Viola. Três atores com síndrome de Down. Aliás um filme premiadíssimo, “Colegas”, que a gente apoiou, a Secretaria da Cultura apoiou esse filme, um belíssimo filme nacional! Aliás, hoje até conversei com o prefeito aqui da capital, nós vamos criar uma empresa metade e metade: o governo do estado e o governo da capital para fortalecer a indústria do cinema no estado de São Paulo. Uma empresa, quer dizer, ela pode fortalecer mais. E fortalecer o cinema nacional, vale a pena, quem ainda não assistiu, assista, é um dos mais belos filmes, chama “Colegas”. A outra, a Saúde, todos nós precisamos de saúde, então nós estamos fazendo um grande esforço também na área de reabilitação, de cuidados prolongados, acabamos de inaugurar dois hospitais juntos na região da Franca, enfim, um esforço grande. Mas o que nos alegra hoje é a Educação, são 200 e? 269, as APAEs escolhem se querem micro-ônibus ou se querem ônibus, enfim, o veículo que elas querem. Nós compramos, a gente compra em quantidade, sai mais barato, o Herman me dizia que a nossa ata é a menor do país o preço. A gente compra o menor preço possível e vamos comprar já, em 60 dias se Deus quiser nós já estaremos entregando os veículos zero quilômetro.

[APLAUSOS]

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO: E todos os veículos com acessibilidade. Com elevador, adaptados para atender com segurança, conforto, todos os nossos estudantes e aqueles que as APAEs atendem. A nossa palavra é de agradecimento, vocês no estado inteiro, aliás no Brasil inteiro, dão um exemplo que na vida não basta viver, é necessário conviver e participar. Muito obrigado!

[APLAUSOS] Capital