Discurso - Anúncio de investimentos para ampliação do Grau 20130403

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso - Anúncio de investimentos para ampliação do Grau

Local: Capital - Data: 04/03/2013

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Bom dia a todas e a todos! Quero saudar o secretário de estado da Saúde, professor Giovanni Cerri; secretário da Administração Penitenciaria, Lourival Gomes; coronel Marco Aurélio Alves Pinto, secretário-chefe da Casa Militar; deputado Mauro Bragato; Coronel Leônidas, Batalhão de Santana, subcomandante-geral da Polícia Militar; Coronel Éric, Colla, comandante interino do Corpo de Bombeiros; Tenente coronel Edson Luiz Gaspar, comandante do grupamento de rádio patrulha aérea João Negrão; doutor Pedro Rozolen Junior, diretor do grupo de resgate das urgências e emergências; doutora Cecília Damasceno, oficiais e praças do grupamento de radio patrulha aérea, médicos, enfermeiros, profissionais todos de saúde [ininteligível], amigos e amigas! Dizer da alegria de nos encontrarmos dando um passo importante para fortalecer a saúde, para salvar vidas, para ter mais eficiência no trabalho de uma instituição como o GRAU, o Grupo de Atendimento e Resgate em Urgências e emergências, que é o orgulho de São Paulo. Atuou em grandes eventos, em grandes sinistros que nós tivemos aqui no estado, com enorme competência, fazendo toda a diferença. E essa é uma área onde a rapidez do atendimento e a qualidade do atendimento pode salvar vidas. Nós sempre defendemos que inverter as prioridades, geralmente em emergências, fica quem é mais jovem, e o pessoal mais experiente vai saindo da... o único cirurgião que eu conheço, que fica na ponta, é lá do HC, o...

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Dário Birolini.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: O Dario Birolini. Mas geralmente fica no pronto-socorro a meninada, não é? E é exatamente o contrário que devia ser. Porque a urgência e emergência não tem como esperar, não tem como pedir exame, não tem como encaminhar para o especialista, tudo é muito rápido e demanda boa qualificação e experiência. O que nós estamos fazendo hoje? Hoje nós temos o GRAU, 6... 5 bases operacionais em São Paulo, mais o Corpo de Bombeiros, 6. Em Campinas, fora de São Paulo, só Campinas. Nós vamos levar o GRAU descentralizado para além de São Paulo e Campinas, Bauru; Araçatuba; Ribeirão Preto; São José dos Campos; Presidente Prudente; Praia Grande, na Baixada Santista; São José do Rio Preto; Sorocaba e Piracicaba. Mais Campinas que já está funcionando, 10, além da capital. Estamos comprando 55 ambulâncias novas que tenham... possam levar as equipes médicas também. 5 já chegaram, 4 ficam em São Paulo e 1 vai para Campinas, e outras 50 até o mês que vem, mês de abril. Estamos... Estamos abrindo concurso para mais 136 médicos, 122 enfermeiros, são 258 profissionais a mais. E uma grande capacitação dos nossos Recursos Humanos, no sentido de prestarmos o melhor e mais rápido atendimento. É uma união de dois craques: a Saúde e o Bombeiro. Eu poderia dizer que é Neymar e... quem é o bom do Corinthians? O Romarinho?

ORADOR NÃO IDENTIFICADO 2: Pato.

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DE SÃO PAULO: Quem?

ORADOR NÃO IDENTIFICADO 2: Pato.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Pato. Alexandre Pato. Uma união de Neymar e Alexandre Pato; ou Valdívia; ou Luiz Fabiano, enfim: só craques. Temos aqui dois craques, dois times de craques, a Saúde e o Bombeiro. E muito integrados para poder agir rápido na urgência e emergência nas melhores condições de trabalho, de qualificação, de capacitação, que é um esforço permanente. E quero, estando aqui no Grupamento Aéreo, destacar o trabalho do Grupamento Aéreo da nossa Polícia Militar: esse pessoal é campeão, é impressionante a qualificação dos nossos pilotos, das nossas equipes, são verdadeiros anjos da guarda chegando nos momentos mais graves, mais necessários para ajudar. E fiquei feliz aqui com a notícia do professor Giovanni, que 80% dos casos gravíssimos encaminhados ao Hospital das Clínicas, 80% se recuperaram. Então faz toda a diferença esse trabalho. Diz que a verdadeira vocação de cada homem e de cada mulher é servir as pessoas. Nós nascemos para servir as pessoas. E é uma benção a gente poder servir quem mais está precisando, não é? Quem está desvalido, quem foi vítima de acidente. Poder socorrê-las e ajudá-las. O que nós vamos fazer é dar as melhores condições de trabalho, descentralizando o GRAU para o interior de São Paulo, equipando com os equipamentos mais modernos e contratando mais Recursos Humanos, e capacitando, da melhor maneira os nossos Recursos Humanos. Parabéns a todos!