Discurso - Anúncios em benefício da Estrada de Ferro Campos do Jordão e entrega de obra viária em Pindamonhangaba 20132809

De Infogov São Paulo
Ir para navegação Ir para pesquisar

Discurso - Anúncios em benefício da Estrada de Ferro Campos do Jordão e entrega de obra viária em Pindamonhangaba

Local: Pindamonhangaba - Data:28/09/2013

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: Palavras do governador do nosso estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

>> APLAUSOS

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Bom dia, bom dia a todas e a todos! Estimado presidente da assembleia legislativa, deputado Samuel Moreira, prefeito nosso anfitrião, prefeito de Pindamonhangaba o Vitão, secretários de estado, de transporte metropolitano deputado Jurandir Fernandes, de gestão pública o deputado Davi Zaia, sua esposa Poliana, deputado Padre Afonso Lobato, prefeito de Cunha o Felipinho, Felipinho pro pessoal te conhecer aqui, vem aqui. Prefeito de Cunha, estância climática de Cunha.

>> APLAUSOS

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Prefeito da estância turística de São Luiz de Paraitinga, o Alex Torres, está aí o Alex? Alex, vem aqui. Alex é prefeito de São Luiz do Paraitinga.

>> APLAUSOS

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Tem dois filhos que nasceram em Pindamonhangaba. Na Santa Casa de Pinda, aí. E a igreja lá de São Luiz do Paraitinga já está quantos por cento a obra? 80%. 16 milhões.

>> APLAUSOS

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Nós vamos, daqui a pouco já está recuperada a igreja. E o prefeito de Campos do Jordão, o Fred, o Fred vocês já conhecem, prefeito de Campos do Jordão.

>> APLAUSOS

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: O Baltazar de Godoy Moreira e o Luiz Salgado Ribeiro está aqui, e ele conhece bem. O Baltazar de Godoy Moreira tem um livro que o título é “E os campos do senhor Jordão foram Pindamonhangaba”, ou seja, a fazenda do brigadeiro Jordão e os campos do Sr. Jordão foram Pindamonhangaba, pertencia a Pinda, né? Mas nós continuamos unidos, né, Fred. Queria cumprimentar o querido Luiz Salgado, que está aqui conosco, Dr. Morgado, nosso ex-vice prefeito, o Chesco, nosso ex-prefeito, gerente regional de CDHU, Clodoaldo Pelissioni, superintendente do DER, o Airton Camargo que dirige... Cadê o Airton? Airton, da um passinho aqui. Airton dirige aqui a estrada de ferro Campos do Jordão, tem uma grande responsabilidade, nós vamos caprichar aqui na estrada de ferro. A Cristina Elisei, diretora da nossa Fatec que fez o convênio aqui com a estrada de ferro. O José Benedito Cardoso, presidente da união dos ferroviários, cadê o José Benedito?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: José Benedito, sobe aqui. José Benedito, presidente da união dos ferroviários. Os vereadores, secretários municipais, toda equipe aqui de colaboradores da estrada de ferro Campos do Jordão, funcionários aqui mais antigos, o Benedito Moreira já tem 38 anos de trabalho, cadê o Benedito, está aqui? Benedito, da um passinho aqui. Está broto ainda, a água aqui é boa hein. E aposentado o Joaquim Ferreira da Rocha Neto, cadê o Joaquim, está aqui? Joaquim. Joaquim que trabalhou 49 anos na estrada de ferro Campos do Jordão.

>> APLAUSOS

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Mas olha, uma palavra breve, nós estamos vindo lá da avenida Nossa Senhora do Bom Sucesso, ficou muita bonita a obra, totalmente duplicada, duas grandes rotatórias, a entrada da cidade, muitas empresas vindo pra Pindamonhangaba, Pinda hoje está entre as 50 maiores cidades do estado de São Paulo, mais de 150 mil habitantes, é a 49º maior cidade, crescendo e com qualidade de vida, isso que é importante. Entregamos a obra, quero agradecer aqui ao Clodoaldo Pelissioni, passinho aqui Clodoaldo. Clodoaldo é superintendente do DER, faz um trabalho extremamente sério e competente, só aqui no Vale do Paraíba nós vamos recuperar todas as estradas da região, duplicamos a entrada de Pinda pra Dutra, avenida Bom Sucesso, estamos entregando hoje também a rodovia Dr. Caio Gomes Figueiredo de Pinda até Piracuama, recapeamento, rotatórias, acostamentos também. Vamos entregar daqui um mês e meio a rodovia Luiz Dumont Vilares de Moreira César, recapeada, acostamento, obras de segurança. Vamos começar, e temos uma boa parceria com o prefeito Vitão que vai nos ajudar nas desapropriações, nós vamos começar daqui um mês e meio a duplicação de Pinda/Cidade Nova, inclusive com ciclovia, uma obra importantíssima. E vamos recuperar também de Moreira César Roseira até Aparecida, vai ser tudo recuperado. E hoje autorizamos o projeto executivo pra duplicar Pinda até Taubaté, aí nós teremos todas as saídas duplicadas.

>> APLAUSOS

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Depois queria também dizer que temos, autorizamos mais 94 apartamentos, 94 apartamentos lá em Moreira César, e Pinda também deve ter o programa Minha Casa Minha Vida, que nós vamos aportar o recurso do Casa Paulista pra gente ter um evento grande aqui...

>> APLAUSOS

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: ...Um grande programa na área de moradia. Estamos cedendo...

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Para a prefeitura de Campos de Jordão, lá para prédio antiga Delegacia Polícia em Abernéssia, então onde era... Hoje, a Delegacia está num prédio novo, moderno, novinho, e o prédio antigo na Abernéssia passamos para a prefeitura, ela vai sedear os órgãos da Prefeitura Municipal. E estamos fazendo uma permuta em Capivari, o Morro do Elefante, nós assumimos e passamos para prefeitura um trecho do pátio que terá lá Concha Acústica, então uma boa permuta lá em Capivari, e estamos cedendo o prédio nosso em Abernéssia para a prefeitura. Queria também dizer que, aqui na estrada de ferro Campos de Jordão, aqui em Pinda tem Etec e Fatec e a estrada de ferro teve uma escola ferroviária maravilhosa! Então, nós vamos fazer um convênio aqui para ter os melhores profissionais usando os laboratórios da Fatec, e usando também aqui as oficinas, e todos os equipamentos da estrada de ferro de Campos de Jordão, os dois vão ganhar: vai ganhar a Fatec e vai ganhar a estrada de ferro de Campos de Jordão com está parceria com a Faculdade de Tecnologia, a Fatec aqui de Pindamonhangaba. Também estamos autorizando R$ 5,5 milhões para a ferrovia, ela é elétrica é o mais alto ponto ferroviário do Brasil, e a única ferrovia turística totalmente eletrificada! Então estamos liberando R$ 5,5 para reforma, a restauração de toda a parte da ferrovia, e da parte elétrica. E também, teremos agora em janeiro, né, Jurandir? Em janeiro uma nova litorina, é isso mesmo?

ORADOR NÃO IDENTIFICADO: É isso, uma nova litorina.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Uma nova litorina A1, ela começa operar em janeiro, e aí ela opera toda a serra com grande segurança. Então em janeiro volta a operar toda a ferrovia, inclusive na serra, uma nova litorina, a litorina A1. Mas, nós estamos aqui para o mais importante que é assinar a lei, na realidade, nós estamos assinando, mas ela já está publicada no Diário Oficial de hoje, então quem tiver o Diário Oficial de sábado, ela já está pulicada, é mais formalidade, que faz um reconhecimento aos ferroviários! Ela estabelece o plano de cargos e salário, carreira que beneficia os aposentados, pensionistas e estabelece também pra quem está na ativa, um prêmio de incentivo por resultados, que é o de mais moderno hoje, em administração pública. Uma ferrovia que vai crescer que nasceu pela união de um grande sanitarista, Emilio Ribas; e de um grande engenheiro Vitor Godinho para levar os tuberculosos a Campos de Jordão. Não existia antibiótico, não tinha tratamento para tuberculose, então as pessoas tinham que ir para um lugar alto e frio, pra bacilo de koch não se proliferar. Então Campos de Jordão chegou a ter quatorze sanatórios, porque não havia tratamento para tuberculose. Como é que as pessoas iam pra Campos de Jordão? Os mais abastados, os mais ricos tinham os maqueiros, o maqueiro a pessoa chegava ao pé da serra e ia na maca, os maqueiros carregavam as pessoas para subir a serra. Os mais pobres iam de balaio, punha dentro do balaio no burro e subia. Aí, o Emílio Ribas e o Vítor Godinho se uniram para fazer a Estrada de Ferro Campos de Jordão, um grande desafio, tiveram problemas no meio da obra, o governo teve que assumir, mas o fato é que nós temos uma estrada de ferro que é um orgulho para todos nós, que vai crescer, vamos fortalecer o turismo aqui na região, o transporte, enfim, trazer benefícios à qualidade de vida da nossa população. Quero agradecer ao Jurandir Fernandes, o nosso secretário; ao diretor da estrada de ferro abraçando todo time aqui da estrada de ferro.

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: ...Agradecer o deputado presidente da assembleia, cadê o Samuel? Samuel é um grande parceiro nosso, excelente deputado, trabalhador, realizador, nos ajuda muito nesta boa parceria com o legislativo. O padre Afonso Lobato que é aqui da nossa mãe que é Taubaté, né, da nossa irmã Taubatiana, e agora vamos ficar mais unido ainda porque o rio já chama uma, e agora, né Vitão, duplicando a pista Pinda/Taubaté, os rapazes aqui de Pinda vão namorar todas as moças de Taubaté, né? Ou vice e versa. Mas eu quero agradecer aqui aos dois deputados, o Samuel e o padre Afonso Lobato, o Airton que vejo aqui com a gente, diretor do nosso Erplan, Airton Barbosa Figueira, cumprimentar o Davi Zaia, nosso secretário de gestão, hoje já inauguramos o Acessa São Paulo Tremembé e Jambeiro, e agora nós estamos indo pra Aparecida. Aparecida tratava zero esgoto, Aparecida recebeu ano passado 11 milhões de romeiros, 11 milhões, população maior que Portugal, tratamento zero de esgoto, hoje nós vamos inaugurar e passa a tratar 100% de esgoto. Rio paraíba está melhorando todo dia.

>> APLAUSOS

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: O rio paraíba, o rio paraíba hoje já é viscoso, e é impressionante a recuperação do rio paraíba, agora nós vamos ajudar as cidades que ainda não são Sabesp, então nós vamos limpar o rio paraíba que hoje já tem peixe, é um rio com vida. Campos do Jordão vamos inaugurar agora em dezembro a mais moderna estação de tratamento de esgoto da América Latina, aí não é bacia do paraíba, aí é bacia do rio grande porque ela cai para o lado de Minas Gerais, nós vamos ajudar os mineiros, limpar o rio de Minas, né? Agradecer ao Davi Zaia e agradecer ao Clodoaldo que está fazendo um grande trabalho aí no DER, e dizer para o Vitão que conte conosco viu Vitão, pra gente trabalhar, a gente fica feliz de ver a nossa cidade indo tão bem, né, Pinda... E cumprimentar também o Luiz Otávio, cadê o Luiz Otávio? Luiz Otávio, alá, agora coma duplicação da nossa senhora do bom sucesso todo mundo vai pra universidade, né, vai chegar rápido lá na nossa universidade, na FAP, na nossa faculdade aqui de Pindamonhangaba. Mas em especial deixar um abraço muito carinhoso aqui a todas as, a todos vocês e agradecer a uma jovem aqui que me deu duas flores, ela eu acho que já... Acho que ela foi pra lá. Mas uma jovem, aliás eu olhei de longe, preto e branco achei que era santista, mas depois vi que era corintiana, né?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: ...Agradecer o deputado presidente da assembleia, cadê o Samuel? Samuel é um grande parceiro nosso, excelente deputado, trabalhador, realizador, nos ajuda muito nesta boa parceria com o legislativo. O padre Afonso Lobato que é aqui da nossa mãe que é Taubaté, né, da nossa irmã Taubatiana, e agora vamos ficar mais unido ainda porque o rio já chama uma, e agora, né Vitão, duplicando a pista Pinda/Taubaté, os rapazes aqui de Pinda vão namorar todas as moças de Taubaté, né? Ou vice e versa. Mas eu quero agradecer aqui aos dois deputados, o Samuel e o padre Afonso Lobato, o Airton que vejo aqui com a gente, diretor do nosso Erplan, Airton Barbosa Figueira, cumprimentar o Davi Zaia, nosso secretário de gestão, hoje já inauguramos o Acessa São Paulo Tremembé e Jambeiro, e agora nós estamos indo pra Aparecida. Aparecida tratava zero esgoto, Aparecida recebeu ano passado 11 milhões de romeiros, 11 milhões, população maior que Portugal, tratamento zero de esgoto, hoje nós vamos inaugurar e passa a tratar 100% de esgoto. Rio paraíba está melhorando todo dia.

>> APLAUSOS

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: O rio paraíba, o rio paraíba hoje já é viscoso, e é impressionante a recuperação do rio paraíba, agora nós vamos ajudar as cidades que ainda não são Sabesp, então nós vamos limpar o rio paraíba que hoje já tem peixe, é um rio com vida. Campos do Jordão vamos inaugurar agora em dezembro a mais moderna estação de tratamento de esgoto da América Latina, aí não é bacia do paraíba, aí é bacia do rio grande porque ela cai para o lado de Minas Gerais, nós vamos ajudar os mineiros, limpar o rio de Minas, né? Agradecer ao Davi Zaia e agradecer ao Clodoaldo que está fazendo um grande trabalho aí no DER, e dizer para o Vitão que conte conosco viu Vitão, pra gente trabalhar, a gente fica feliz de ver a nossa cidade indo tão bem, né, Pinda... E cumprimentar também o Luiz Otávio, cadê o Luiz Otávio? Luiz Otávio, alá, agora coma duplicação da nossa senhora do bom sucesso todo mundo vai pra universidade, né, vai chegar rápido lá na nossa universidade, na FAP, na nossa faculdade aqui de Pindamonhangaba. Mas em especial deixar um abraço muito carinhoso aqui a todas as, a todos vocês e agradecer a uma jovem aqui que me deu duas flores, ela eu acho que já... Acho que ela foi pra lá. Mas uma jovem, aliás eu olhei de longe, preto e branco achei que era santista, mas depois vi que era corintiana, né?

GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN: Mas uma corintiana muito charmosa, muito obrigado a todos! >> APLAUSOS Região de São José dos Campos