Notas oficiais - SP-264 Rodovia João Leme dos Santos 20142605

De Infogov São Paulo
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Data: 26 de maio de 2014

Órgão: Logística e Transportes

Veículo solicitante: Jornal Cruzeiro do Sul/Sorocaba

Resumo:

veículo solicita saber sobre obras na rodovia. O veículo também quer saber quais trechos da SP-264 perderão a área de acostamento com a duplicação.

Nota enviada:

Nota :

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que a empresa Gomes Lourenço, responsável pelo Lote 1 das obras de melhorias e duplicação da SP-264, entre Sorocaba, Votorantim e Salto de Pirapora, foi autuada no valor de R$ 197,3 mil na medição do cronograma de serviços, realizada em 25/03/2014. As medições são realizadas mensalmente e tem o objetivo de monitorar o cronograma de obras.

Na medição realizada em abril de 2014, onde o cronograma de obras previa 19,5% das obras do lote 1 concluídas, apenas 5,4% foi registrado.

No lote 1, o monitoramento de obras conclui que poucos serviços de limpeza, terraplenagem e pavimentação foram realizados. No lote 2, já foram realizados parte dos serviços de drenagem, terraplenagem, pavimentação, fundação de viadutos, passarelas e pontes.

Caso a empresa Gomes Lourenço não cumpra o cronograma de obras determinado, o DER estudará a quebra unilateral de contrato, após parecer jurídico deste órgão estadual.

O DER estima que ainda é possível o cumprimento do cronograma do Lote 1, no entanto, a empresa responsável deverá determinar um novo planejamento logístico de obras para tanto. É importante ressaltar que nenhum aditivo de prazo ou valor foi realizado.

Nota 2:

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) esclarece que o projeto executivo de obras para a SP-264, entre Sorocaba, Votorantim e Salto de Pirapora, com 17,4 quilômetros de extensão, foi desenvolvido com base em estudos que levaram em consideração as reais necessidades apresentadas por motoristas e usuários da rodovia, assim como dados técnicos, como Volume Diário Médio (VDM) e geometria.

As obras na rodovia têm início em Sorocaba (LOTE 1), em um trecho urbanizado, com diversos acessos a bairros e propriedades lindeiras. Desta forma, em 3,5 quilômetros de extensão, a rodovia contará com duas faixas em cada sentido e uma terceira faixa para desaceleração aos acessos. Neste subtrecho, a rodovia não possui acostamentos, pois o projeto executivo apontou maior necessidade na implantação das faixas adicionais, calçadas e ciclovias.

Ainda no LOTE 1, sentido Votorantim, a rodovia possui 4 quilômetros de pista a ser duplicada, com duas faixas de rolamento em cada sentido, mais acostamento com 3 metros de largura.

A SP-264 permanecerá com as mesmas características, com pista duplicada e acostamentos, por mais 6 quilômetros no sentido a Salto de Pirapora, aí já no LOTE 2, trecho considerado com características rurais.

A partir da entrada ao Município de Salto de Pirapora, a SP-264 tem características de Avenida, pela extrema urbanização do entorno, inclusive com comércios e propriedades. Desta forma, o projeto executivo apontou que a seria de extrema importância à implantação de calçadas e ciclovias aos usuários. Desta forma, a rodovia possui 2,2 quilômetros de pista, com calçadas e ciclovias e mais 1,7 quilômetros somente com calçadas.

É importante ressaltar que nos trechos da SP-264 onde não há acostamentos, o limite de velocidade é igual ou inferior a 60 km/h, o que traz melhores condições de segurança aos usuários que por ventura, necessitem parar o veículo e solicitar o recurso de socorro mecânico ou guincho prestados pelo DER.

Cabe esclarecer ainda que todos os dispositivos de acesso, como rotatórias, serão remodelados e padronizados, garantindo mais segurança aos motoristas. Sobre as paradas de ônibus, o DER informa que as empresas municipais responsáveis pelo transporte coletivo deverão entrar em contato para a implantação dos pontos de ônibus nos trechos necessários.


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