Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros - SP-255

De Infogov São Paulo
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Atualizado em: 11 de outubro de 2016

Características

A rodovia começa da cidade de Itaporanga e termina em Ribeirão Preto, cidades que pertencem ao DR 2 - Itapetininga e DR 8 - Ribeirão Preto, respectivamente. A estrada também passa pelo DR 3 - Bauru, DR 4 - Araraquara, DR 7 - Assis, DR 12 - Presidente Prudente

Segundo a Confederação Nacional do Transporte - CNT 2013, a SP-255 - Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros está na décima colocação em ranking nacional sobre qualidade das pistas. Pesquisa também revela que nove das dez melhores, mais seguras e mais econômicas vias para os motoristas pertencem ao Programa de Concessões do Estado de São Paulo

Obras previstas

Projeto 1: implantação e pavimentação de um novo dispositivo em nível no km 491,37 (Distrito de Paulópolis). Trecho: Pompéia. Investimento: R$ 788 mil. Status: obra em licitação pelo edital 109/12-TP, publicado em 21 de agosto de 2012. Início das obras: dezembro de 2012. Previsão de término: abril de 2013.

Projeto 2: recapeamento da pista, do km 592 ao km 657,86. Trecho: Adamantina, Flórida Paulista, Pacaembu, Irapuru, Junqueirópolis, Dracena e Tupi Paulista. Extensão: 65,87 km. Investimento: R$ 149 milhões. VDM: 7.366. Status: projeto concluído. Licitação das obras: até o final de setembro de 2012. Previsão de início das obras: janeiro de 2013.

Projeto 3: recapeamento da pista, do km 657,86 até o km 686,7. Trecho: Tupi Paulista, Santa Mercedes, Paulicéia e Panorama. Extensão: 28,84 km. Investimento: R$ 44,5 milhões, a ser financiada pelo BID. VDM: 3.160. Status: projeto em elaboração. Licitação das obras: julho de 2013.

Projeto 4: implantação de dispositivo de acesso a Iacri e Bastos no km 549,9. Trecho: Iacri e Bastos. Extensão: 28,84 km. Investimento: R$ 2,1 milhões. VDM: 3.160. Status: obra em licitação, sob o edital 114/12-CO, abertura agendada para 01 de outubro de 2012. Início das obras: janeiro de 2013. Término: agosto de 2013.

Projeto 5: duplicação do km 155,77 ao km 177,8 e recapeamento, complementação de faixas adicionais, alargamento de pontes e viadutos, implantação de dispositivos e modernização do km 177,88 ao km 205. Trecho: Jaú, Barra Bonita, Igaraçu do Tietê e São Manuel Extensão: 48,92 km Investimento orçado: R$ 150,8 milhões Status: Projeto a licitar Previsão de início do projeto: Dezembro 2013 Previsão de licitação das obras: Novembro 2014 Previsão de início das obras: Fevereiro 2014 Previsão de término: Agosto 2015

Dado: o custo total estimado do projeto é de R$ 3,75 milhões. O custo estimado para a obra é de R$ 150 milhões, segundo estudos preliminares do DER.

Projeto 6: Recapeamento, pavimentação dos acostamentos, implantação de faixas adicionais e modernização do km 288,1 ao km 320 Trecho: Itaí e Taquarituba Extensão: 31,8 km Investimento orçado: R$ 48 milhões Status: Projeto a contratar Previsão de licitação do projeto: Até o final de outubro de 2013 Previsão de início do projeto: Fevereiro 2014 Previsão de término do projeto: Setembro de 2014

Projeto 8: conservação especial e sinalização da pista inclusive dispositivos do km 0 ao km 49,7 e do km 51,540 ao km 57,726. Trecho: Taquarituba a Coronel Macedo. Investimento estimado: R$ 7,2 milhões. Status: em licitação. Previsão de início: fevereiro de 2014. Previsão de término: agosto de 2014.

Projeto 9: Duplicação do km 156,30 ao km 179,60 e recapeamento, complementação de faixas adicionais, alargamento de obras de arte, implantação de dispositivos e modernização do km 179,60 ao km 204,69. Trecho: Jaú, Barra Bonita, Igaraçu do Tietê e São Manuel Investimento estimado: R$ 186 milhões Status: Projeto em elaboração Previsão de Início do projeto: Fevereiro de 2014 Previsão de conclusão do projeto: Fevereiro de 2015

Projeto 10: Implantação de rotatória em nível. Trecho: Barra Bonita Investimento estimado: R$ 819 mil Status: Projeto concluído Previsão de licitar as obras: Junho de 2014 Previsão de Início das obras: Outubro de 2014 Previsão de conclusão da obra: Abril de 2015

Projeto 11: Implantação de 2,5 km de faixas adicionais. Trecho: Araraquara a Boa Esperança do Sul Investimento estimado: R$ 1,9 milhão Status: Projeto concluído Previsão de licitar as obras: Julho de 2014 Previsão de Início das obras: Novembro de 2014 Previsão de conclusão da obra: Julho de 2015

Projeto 12: Duas obras que incluem duplicação e recapeamento, complementação de faixas adicionais, alargamento de obras de arte, implantação de dispositivos e modernização. De acordo com o Clodoaldo Pelissioni, as obras no trecho Jaú, Barra Bonita, Igaraçu do Tietê, São Manuel, Itaí e Taquarituba não tem ainda definição de financiamento. Extensão total: 80,2 km. Investimento total: R$ 234 milhões.

Obras em andamento

Projeto 1 : reforço da ponte sobre o Rio Tietê(Ponte do Açúcar), no km 178,053. Trecho: Barra Bonita e Igaraçu do Tietê Investimento: R$ 4,2 milhões. Início das obras: janeiro de 2013. Previsão de conclusão das obras: até o final de dezembro de 2013.

Projeto 2: Conservação especial da pista e pavimentação dos acostamentos do km 320 ao km 334,20. Trecho: Taquarituba a Coronel Macedo Investimento estimado: R$ 5,3 milhões Início das obras: Maio de 2014 Previsão de conclusão da obra: Outubro de 2014

Projeto 3: GA acompanhou as obras na estrada em 24/05/16. A duplicação vai do km 254,28 ao km 261,42. Também está prevista a implantação de 3,26 quilômetros de pistas marginais, sendo 2,22 quilômetros no sentido Itaporanga - do km 254,28 ao km 255,34 e do km 255,8 ao km 256,96 - e 1,04 quilômetro no sentido Ribeirão Preto - do km 255,8 ao km 256,84. As obras serão realizadas pela concessionária SPVias, com fiscalização e gerenciamento da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Obras concluídas

Projeto 1: recuperação da pista. Trecho: Araraquara e Boa Esperança do Sul. Extensão: 39,05 km. Investimento: R$ 51,2 milhões. Início: março de 2006. Término: outubro de 2008.

Projeto 2: Regularização da pista para posterior recapeamento, do km 204,69 ao km 237,77. Trecho: Avaré, Botucatu, Pratânia e São Manuel Extensão: 33,08 km Investimento: R$ 4,9 milhões Início das obras: Fevereiro 2013 Término: Junho de 2013

Projeto 3: Melhorias e pavimentação de intersecções no km 318,5, km 320 e km 322 Trecho: Taquarituba Investimento: R$ 3,5 milhões Início das obras: Novembro de 2010 Término: Setembro de 2011

Projeto 4: Reforço da ponte sobre o Rio Tietê (Ponte do Açúcar), no km 178,053 Trecho: Barra Bonita e Igaraçú do Tietê Investimento: R$ 4,2 milhões Início das obras: Janeiro de 2013 Término: Janeiro de 2014


Ver também

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