Transportes sobre Trilhos
Índice
Rede Metroferroviária
- Atualizado em: 10 de dezembro de 2014
Perfil | São Paulo tem 339,1 km de extensão, sendo 78,3 km do Metrô e 260,8 km da CPTM. Transporta mais de 7,4 milhões de usuários por dia nas 160 estações (68 do Metrô e 92 da CPTM) distribuídas em 12 linhas ( Metrô 6 e CPTM 6). Essa rede também conta com uma frota de 298 trens (Metrô-166 e CPTM 132). |
Expansão da rede 2011/2016 | No total, são sete obras simultâneas, com 86,5 ( 69,8 Km de Metrô e 16,7 km de CPTM) em execução 59 estações (48 de Metrô). O maior plano de expansão em execução na América Latina. |
Previsão de investimentos | R$ 45 bilhões, no período 2012/2015 (recursos PPA). Sendo R$ 4,9 bilhões da Secretaria de Transportes Metropolitanos, R$ 29,9 bilhões no Metrô, R$ 9,4 bilhões na CPTM e R$ 1,8 bilhão na EMTU. Sendo R$ 30 bilhões de responsabilidade do governo do Estado e o restante da iniciativa privada via PPPs. |
Projeto apresentado em Brasília | o governador Geraldo Alckmin se reuniu no dia 8 de julho de 2013, com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, em Brasília, para mostrar o projeto de mobilidade urbana. O projeto contemplava a 3ª Fase da Linha 5 - Lilás e a Linha 2 - Verde do Metrô, a extensão da Linha 9 - Esmeralda até varginha e modernização de 30 estações da CPTM e na EMTU, os corredores Perimetral Leste Jacu - Pessego e a 2ª Fase do corredor Noroeste. Porém, no dia 31 de julho de 2013, a presidente Dilma em São Paulo, não liberou o repasse para a obra. |
Plano de Mobilidade Urbana | no dia 25 de outubro de 2013, os Governos do Estado e Federal firmaram o Plano de Mobilidade Urbana. Serão investidos 5,4 bilhões na construção de trilhos e estações metroferroviárias.
As obras contempladas foram: o prolongamento da Linha 2 - Verde, a Linha 13 - Jade da CPTM, a extensão da Linha 9 - Esmeralda até varginha e modernização de 18 estações da CPTM, além da construção da estação de União de Vila Nova, na Linha 12 - Safira |
Intervalo entre os trens | a espera média dos trens da CPTM é de 6 a 7 minutos, e em 2014 a espera média dos usuários deve ser reduzida pela metade, para somente 4 a 3 minutos. O Metrô também deve reduzir o tempo médio de espera de 120 para 90 segundos. |
Novos trens | Total (CPTM+Metrô) 240 novos. Sendo 66 novos trens entregues em 2011/2014 para a CPTM. Previsão de entregar mais 74 composições. No Metrô foram entregues 6 novos trens de 2011/2014 e 94 composições estão previstas. |
Sistema Monotrilho | utilizado em países como China, Estados Unidos, Japão, Austrália, Malásia e Dubai, foi escolhido para as Linhas 15-Prata, Linha 17 e Linha 18 - Bronze por seu menor custo de implantação, melhor inserção urbana e atendimento pleno à demanda de cada região. O sistema utiliza via elevada, que não tem necessidade de escavação e construção de túnel, além de não causar interferência no sistema viário. Suas estruturas de concreto pré-moldado eliminam sensivelmente o número de desapropriações que ocorreriam em outros tipos de construção de metrô. Os trens utilizados pelo monotrilho funcionam com energia elétrica e se movimentam com pneus, trazendo o mesmo conforto, velocidade e eficiência dos novos trens do metrô convencional com menor impacto ambiental. |
Expansão dos transportes metropolitanos sobre trilhos 2011/2014 | |||
---|---|---|---|
Informações | 2007 | 2011/2014 | Obra |
Metrô: 61,3 Km CPTM: 257,2 |
Metrô: 78,3 Km CPTM:260,8 Km |
Metrô: 69,8 Km CPTM: 16,7 Km | |
Metrô: 55 CPTM: 88 |
Metrô: 68 CPTM: 92 |
Metrô: 48 CPTM: 11 | |
Metrô: 3,2 milhões CPTM: 1,5 milhão |
Metrô: 4,5 milhões CPTM: 2,6 milhões |
||
Metrô - Já foram entregues 6 novos trens e
94 trens previstos (26 para a Linha 5 - Lilás, 54 para a Linha 15 - Prata e 14 para Linha 17 - Ouro. | |||
CPTM - 66 novos trens entregues. Previsão de entrega - 74 (01 restante do lote de 105. Além de 65 comprados em 2013 e 8 para a Linha 13 - Jade em 2014). | |||
Total (CPTM+Metrô) 240 novos. | |||
Trens Reformados | Condição dos 98 trens das frotas originais das linhas 1- Azul e 3- Vermelha que estão sendo modernizados ou já foram modernizados: 4 trens em modernização nas fábricas; 14 trens em testes; 47 trens liberados para operação comercial; (As demais composições ainda não estão no processo) |
Recorde de passageiros transportados em 2013
Sistema Metroferroviário Paulista | O sistema metroferroviário paulista (Metrô e CPTM) bateu recorde de passageiros transportados em 2013: 2,092 bilhões de usuários. Esse volume representa mais de 75% de todas as pessoas transportadas por trens e metrôs em todo o Brasil. O crescimento em relação a 2012 foi de 3,5%, quando o total transportado foi de 2,022 bilhões. |
CPTM | O número acumulado de passageiros foi de 795.378.870, com aumento de 4,1% em relação a 2012, quando o acumulado foi de 764.224.913.
|
Maior número de embarques | as estações que registraram o maior número de embarques foram, respectivamente: Brás; Palmeiras-Barra Funda; Luz; Pinheiros; Santo Amaro.
O crescimento esperado para este ano, em relação aos passageiros transportados, é de 5% (podendo variar 1% para mais ou para menos). |
Metrô | No Metrô, foram 1.297 bilhão em 2013, contra 1.258 bilhão em 2012, resultando em um acréscimo de 3,1%.
|
Maior número de embarques | As estações que apresentaram o maior número de embarques de usuários, nos dias úteis, foram respectivamente: Sé, Palmeiras-Barra Funda, Paraíso, Ana Rosa e Luz.
Para este ano, a projeção é a de que a rede metroviária de São Paulo transporte uma média diária de 4,9 milhões de pessoas. |
Metrô
- Atualizado em: 12 de dezembro de 2014
Características | o Metrô de São Paulo possui seis linhas em operação (Linha 1-Azul, Linha 2-Verde, Linha 3-Vermelha, Linha 4-Amarela, Linha 5-Lilás e Linha 15 - Prata). Com 78,3 quilômetros de rede, 68 estações e 166 trens. |
Previsão de expansão | o Metrô está com cinco obras simultâneas. Estão em construção: 49 estações e 70,9 km de linhas. |
Plano de Mobilidade Urbana | no dia 25 de outubro de 2013, os governos do Estado e Federal firmaram o Plano de Mobilidade Urbana. Serão investidos 5,4 bilhões na construção de trilhos e estações metroferroviárias. Para o Metrô foi contemplado o prolongamento da Linha 2 - Verde até a estação Vila Formosa (R$ 4,06 bilhões). |
Investimento | R$ 29,9 bilhões no período 2012/2015. |
Estações entregues 2011/2014 | 8 estações - 5 estações da Linha 4-Amarela - Butantã, Pinheiros, República e Luz, em 2011 e Fradique Coutinho (já inaugurada) em 2014. 1 estação da Linha 5 - Lilás Adolfo Pinheiro em 2014. 2 estações da Linha 15 - Prata - Oratório e Vila Prudente, em 2014. |
Novos trens | seis novos trens foram entregues. Sendo um para a Linha 3-Vermelha, três para a Linha 1-Azul para operação em 2011 e duas composições para a Linha 15 - Prata. |
Trens reformados | para ampliar o conforto, e proporcionar mais segurança e confiabilidade os trens da Linha 1-Azul e da Linha 3-Vermelha estão sendo modernizados: entre as melhorias estão ar condicionado, novos motores e freios e câmeras de vigilância. No total serão 98 unidades que passarão por modernização. Investimento total de R$ 1,75 bilhão.
|
Linhas em obras |
|
Linhas em Planejamento | cinco Linhas: Linha 2-Verde;Linha 18-Bronze; Linha 19-Campo Belo/Guarulhos; Linha 20-Rosa e Linha 22 - São Paulo/Cotia). |
CPTM
- Atualizado em: 11 de novembro de 2014
Características | a CPTM possui seis linhas em operação (Linha 7 - Rubi, Linha 8 - Diamante, Linha 9 - Esmeralda, Linha 10 - Turquesa, Linha 11 - Coral e Linha 12 - Safira) com 261 Km e 92 estações. |
Expansão das Linhas | em implantação: a Linha 13 que ligará a cidade de São Paulo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e a extensão da Linha 9 (Osasco-Grajaú) até Varginha adicionando mais 16,7 km (12,2 + 4,5) à malha que hoje é de 260,8 km. |
Plano de Mobilidade Urbana | no dia 25 de outubro de 2013, os governos do Estado e Federal firmaram o Plano de Mobilidade Urbana. Serão investidos 5,4 bilhões na construção de trilhos e estações metroferroviárias. Para a CPTM foram contempladas obras da Linha 13 - Jade (R$ 250 milhões), a extensão da Linha 9 - Esmeralda até varginha (R$ 500 milhões) e modernização de 18 estações da CPTM, além da construção da estação de União de Vila Nova, na Linha 12 - Safira (R$ 590 milhões) |
Modernização das 18 estações | na Linha 7 - Rubi (Botujuru, Caieiras, Baltazar Fidélis, Campo Limpo Paulista, Pirituba, Perus e Várzea Paulista), na Linha 10 - Turquesa (Guapituba, Ribeirão Pires, Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino e Rio Grande da Serra), na Linha 11-Coral (Antonio Gianetti Neto, Estudantes e Mogi das Cruzes) e na Linha 12 - Safira (Itaquaquecetuba e Engenheiro Manoel Feio). |
Extensão das Linhas | na Linha 8 - Diamante foi modernizado o trecho de Itapevi até Amador Bueno (6,3 km) e duas estações: Amador Bueno e Santa Rita. |
Linhas em obras | estão em obras as linhas 13 - Jade e a extensão da Linha 9 - Esmeralda |
Investimento | o Plano Plurianual (PPA) aprovado pelo governo para a CPTM, visando ao quadriênio 2012-2015, prevê investimentos da ordem de R$ 9,4 bilhões para a modernização das seis linhas e expansão dos serviços. |
Trens novos entregues | desde 2006, foram adquiridos 105 trens. Desse total, 104 já foram entregues, sendo 38 pela gestão anterior (2007/2010) e 66 pelo governador Alckmin em 2011/2014. |
Previsão 140 novos trens 2011/2016 | 66 entregues e 74 previstos(01 restante do lote de 105. Além de 65 comprados em 2013 e 8 para a Linha 13 - Jade em 2014). |
Previsão de 140 novos trens entre 2011 e 2016 | |||||
---|---|---|---|---|---|
Estações entregues | já foram entregues três novas estações. A Vila Aurora da Linha 7 - Rubi foi inaugurada no dia 09 de setembro de 2013, investimento de R$ 40,3 milhões. As estações Amador Bueno e Santa Rita da Linha 8 - Diamante foram entregues no dia 23 de abril de 2014, o investimento total das duas estações, inclusive o trecho de 6,3 km foi de R$83,5 milhões. |
8 novas estações serão construídas | Mendes e Varginha (Linha 9 - Esmeralda); Vila Nova, Tiquatira e Aracaré (Linha 12 - Safira); CECAP - Zézinho Magalhães e Estação Aeroporto Internacional de Guarulhos (Linha 13 - Jade); e a Nova Estação João Dias (Linha 9 - Esmeralda), que deve ser construída em três anos com recursos provenientes da iniciativa privada, a primeira estação da CPTM que não terá investimento do setor público. |
Estações entregues modernizadas | seis estações foram reformadas ou reconstruídas. Todas foram modernizadas e possuem dispositivos de acessibilidades:
|
Previsão de modernização das estações da CPTM | Das 92 estações existentes, 44 já estão adaptadas de acordo com as normas de acessibilidade. Até 2016, todas as estações serão modernizadas e acessíveis.
modernizadas 7 estão em obras: Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato-Jundiaí)
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)
Linha 11-Coral (Luz-Guaianazes-Estudantes)
Linha 12 - Safira e Linha 13 - Jade
|
5 Linhas em planejamento |
|
Parque de máquinas de manutenção | a CPTM está investindo cerca de R$ 57 milhões na ampliação e capacitação de seu parque de máquinas de manutenção, com a aquisição de 14 veículos auxiliares ferroviários de alta precisão. Com a entrega dos últimos três novos equipamentos, a CPTM encerra essa primeira fase de investimentos no parque de máquinas. Fabricados com tecnologia de ponta, os equipamentos vão ser usados no aprimoramento dos serviços de inspeção e manutenção dos sistemas de via e rede aérea de energia. |
Investimento em suprimento de energia | a licitação para expansão e recapacitação das subestações de energia das 6 linhas da CPTM foi concluída, e está dividida em três lotes. O investimento para as seis linhas é da ordem de R$ 385 milhões e o prazo de conclusão' é de três anos, a contar da data da emissão da Ordem de Serviço (OS).
|
EMTU
Corredores | A EMTU opera com dois corredores: ABD (São Mateus – Jabaquara) com extensão total de 33 quilômetros, e que liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do ABC: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. E também o Corredor Vereador Biléo Soares (1ª fase) com 32,7 Km de extensão e 7 Km de faixas exclusivas para ônibus, que liga Campinas aos municípios de Hortolândia, Sumaré, Nova Odessa, Monte Mor e Americana. |
Investimento | O Governo de São Paulo está expandido os corredores de ônibus. Os investimentos chegam a mais de R$ 1,2 bilhão. No momento, três estão em obras e outros cinco estão prestes a começar. |
Ônibus Movido a Baterias | O governador Geraldo Alckmin iniciou em fevereiro deste ano, testes com passageiros do EBus, o primeiro ônibus articulado do mundo movido totalmente a baterias no corredor ABD. Desenvolvido em parceria com a Mitsubishi Heavy Industries (MHI) e a Mitsubishi Corporation (MC), do Japão, além da concessionária Metra (Sistema Metropolitano de Transportes), o programa de teste objetiva verificar a viabilidade técnica e econômico-financeira da tecnologia de tração elétrica, totalmente movida a baterias, sem a necessidade de implantação de rede aérea de alimentação, como ocorre com os trólebus. |
Obras concluídas |
|
| |
| |
Obras em andamento |
|
| |
| |
Obras em planejamento |
|
| |
| |
| |
| |
| |
| |
|
Linha em obras:
- VLT: ligação entre São Vicente (Terminal Barreiros) e Santos (Terminal Porto), operada com a tecnologia VLT (Veículo Leve sobre Trilhos - Metrô Leve). Com 17 km de extensão, a expectativa de atender cerca 70 mil passageiros/dia útil, será integrado às linhas de ônibus metropolitanos e municipais. Contará com obras de infraestrutura como terminais, estações de transferência, pontos de parada, dispositivos de acessibilidade, intervenções no viário e construção de ciclovias.
Ver também
- Transportes Metropolitanos
- Portal de Transportes
- Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô)
- Secretaria de Transportes Metropolitanos
- Linhas do Metrô
- Linhas da CPTM
- Linha 1-Azul
- Linha 2-Verde
- Linha 3-Vermelha
- Linha 4-Amarela
- Linha 5-Lilás
- Linha 6-Laranja
- Linha 15-Prata
- Linha 17-Ouro
- Linha 18-Bronze
- Linha 19-Campo Belo/Guarulhos
- Linha 20-Rosa
- Linha 22 - Cor a definir
- Linha 7 - Rubi
- Linha 8 - Diamante
- Linha 9 - Esmeralda
- Linha 10 - Turquesa
- Linha 11 - Coral
- Linha 12 - Safira
- Linha 13 - Jade
- Expresso ABC
- Trem Expresso Jundiaí
- Trem Regional São Paulo - Sorocaba
- Trem Regional São Paulo - Santos
- Trem Regional São Paulo - São José dos Campos
- Veículo Leve sobre Trilhos - VLT